Sociedade

Estudo indica que turistas querem Algarve para "afetos"

O Algarve tem vindo a afirmar-se como uma região para todos os gostos e para todo o ano. O tipo de interesses varia mediante a idade e época do ano em que se procura o Algarve para férias.

PUB
 
Um estudo desenvolvido pela Universidade do Algarve ajuda a conhecer o perfil do turista que escolhe este destino para as suas férias, ilustrando as preferências por idades, nacionalidades e altura do ano selecionada para passar uns dias.
 
O estudo da Ualg mostra que, os visitantes chegam ao Algarve de mercados tradicionais como a Inglaterra, Alemanha, França e mais recentemente a Holanda e que se diferenciam por idades.
 
No verão, a praia atrair todos os que procuram o Algarve como o seu destino de férias, enquanto que, no Inverno, a opção é liderada pelos seniores que apreciam o clima e a tranquilidade, numa região onde há muito por descobrir além do areal.
 
À TSF, Antónia Correia, Professora e uma das coordenadoras do estudo, revela que o turista já começa a exigir novos produtos e "não só o sol e praia". "Diria que é um turismo de afetos", avança a coordenadora, baseando-se na vontade revelada pelos turistas de voltarem a visitar a região
 
O estudo da Ualg aponta para a hipótese do turismo residencial ter potencial para crescer, tanto que dos 3 mil turistas inquiridos neste projeto, quase 50% responderam que gostariam de investir na compra de uma habitação no Algarve.
 
O estudo revela ainda que a zona mais procurada para férias, por 60% dos inquiridos, é a do Barlavento, entre Albufeira e Lagos, e que a zona do Sotavento, entre Faro e Vila Real de Santo António, é a mais procurada pelas famílias.
 
Os visitantes já não querem só sol e praia, mas também percursos e visitas alternativas. 
 
Revela o estudo que, 47% dos turistas disse estar a abandonar os tradicionais hotéis e a procurar alojamentos particulares com um atendimento mais personalizado.
 
O estudo sobre o Perfil do Turista que visita o Algarve avançado pela TSF, deixa ainda algumas recomendações, entre elas a necessidade de atrair novos mercados e requalificar o alojamento local.
 
À margem do estudo, o Algarve é cada vez mais um destino de eleição na quadra festiva que se aproxima, sendo que, este ano regista um aumento significativo da procura, em especial de turistas nacionais.
 
São cada vez mais os portugueses que rumam a Sul na Páscoa e que, esquecendo as dificuldades financeiras, acabam por investir mais em férias de qualidade.
 
O tempo está convidativo e o Algarve tem uma vasta oferta alternativa à praia nesta altura do ano.
 
Algarve Primeiro