Ryan Fleming, dos Estados Unidos, venceu na categoria masculina com pouco mais de três horas e nove minutos. Roma Puisiene, da Lituânia, conquistou o primeiro lugar na categoria feminina com um tempo superior a três horas e trinta e nove minutos.
Na meia maratona, Michael McDermott, da Irlanda, foi o vencedor com pouco mais de uma hora e quarenta e três minutos. Ellie Romnes, dos Estados Unidos, liderou a categoria feminina com pouco mais de duas horas e vinte e seis minutos.
As crianças das escolas de Castro Marim animaram a prova, dando apoio aos atletas. A competição começou com a interpretação do Hino Nacional pela cantora Nádia Catarro.
A The Great World Race, com 7 maratonas em 7 dias nos 7 continentes, destacou Altura, Castro Marim, o Algarve e Portugal.
Os atletas iniciaram a prova na Cidade do Cabo, seguiram para a Antártida, Oceânia e Ásia, antes de chegarem a Altura, onde encontraram paisagens naturais e urbanas, areais algarvios e as tradições de Castro Marim.
Considerada exigente e difícil, a prova desafia os atletas a superarem-se em diferentes climas e locais ao longo de 42 quilómetros.
A bordo de um avião-hotel, os atletas seguiram para a América Latina e América do Norte, onde a competição, com inscrição a 50 mil dólares, terminou.
Christian Brown Johnson aproveitou a prova para tentar bater o recorde do Guiness, correndo 50 quilómetros em cada continente, para sensibilizar para a causa da doença de Parkinson, com o apoio da Fundação Michael J. Fox.
Organizada pela Ice Cap Adventures, em parceria com o Município de Castro Marim e o Clube Recreativo Alturense, a prova em Altura regressa no próximo ano.