Economia

Eurocidade do Guadiana definiu estratégias em assembleia espanhola

 
A Eurocidade do Guadiana - constituída pelos municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António - encontra-se a participar na Assembleia-geral da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças, que teve lugar esta quarta-feira, em Cáceres, Espanha.

 
No encontro, a Eurocidade esteve representada pelo vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Romão, entidade que assume atualmente a presidência do organismo, e pelo Alcalde de Ayamonte, Alberto Fernández, indica nota de imprensa do Município de Vila Real de Stº António.
 
Nesta sessão, os temas em discussão estiveram centrados nos desafios para os territórios de fronteira, nomeadamente nas questões relacionadas com a sua infraestruração. Na ordem de trabalhos, foram analisadas políticas relacionadas com a demografia e a inovação social, contando o debate com a presença do Secretário de Estado de Política Territorial, Ignácio Sanchez Amor.
 
Para Luís Romão, diretor da Eurocidade do Guadiana, «a Eurocidade pode e deve ser uma entidade que pense e trabalhe de forma estratégica o desenvolvimento sustentado do território e constitui uma excelente oportunidade para que, em conjunto, se possa dar resposta ao conjunto de dificuldades derivadas da situação periférica dos seus territórios. Ao agirmos em união, ganhamos escala e potenciamos as nossas metas», afirmou.
 
Esta constituiu a segunda reunião da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças em que a Eurocidade participa desde que foi reconhecida como Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial.
 
Conforme explica a edilidade, "o reconhecimento da Eurocidade do Guadiana torna mais fácil a cooperação transfronteiriça e transnacional, dando-lhe, por exemplo, a possibilidade de se candidatar diretamente aos fundos europeus e de os gerir".
 
Através deste estatuto, concedido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Coesão, pode também ser confiada à Eurocidade do Guadiana a execução de programas cofinanciados pela União Europeia ou de outros projetos de cooperação transfronteiriços.