No âmbito das celebrações do Dia da Cooperação Europeia (ECday), a Eurocidade do Guadiana realizou uma cerimónia simbólica de plantação de árvores junto ao rio Guadiana.
No âmbito das celebrações do Dia da Cooperação Europeia (ECday), a Eurocidade do Guadiana realizou uma cerimónia simbólica de plantação de árvores junto ao rio Guadiana. As árvores escolhidas foram três oliveiras, «que simbolizam a paz e união dos três municípios», foram plantadas no jardim frente ao ferry que liga as duas margens do rio, próximo à antiga alfândega.
Em comunicado, a entidade sublinha que, desta forma, a área que em outros tempos serviu de intercâmbio comercial e fronteira fluvial entre países, simboliza agora um «ponto de forte conexão e colaboração, enraizada para continuar caminhando juntos como um território cada vez mais unido e próspero».
A Eurocidade do Guadiana resume que, a cerimónia, inicialmente aberta ao público, foi realizada de forma restrita por razões de prevenção sanitária, estando presentes membros das três câmaras municipais, representantes do projeto Euro Guadiana 2020.
A representar os três Municípios, estiveram Remedios Sanchez, vereadora de Eurocidade do Ayuntamiento de Ayamonte, Victor Rosa, vereador da área do Ambiente da Câmara de Castro Marim e Luís Romão, diretor da Eurocidade do Guadiana e vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.
A mesma publicação lembra que, a fronteira entre Espanha e Portugal, a maior e mais antiga da União Europeia, é uma das áreas em que a cooperação europeia intervem para promover coesão territorial e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos transfronteiriços.
A Eurocidade do Guadiana recebe apoio europeu através dos Fundos FEDER, especificamente o Programa Interreg, que comemora 30 anos a funcionar.