"Proteger o modo de vida europeu" foi o tema do 1º diálogo com cidadãos organizado pelo Europe Direct Algarve em 2020.
Realizado no Auditório da autarquia na Praça de Agadir em olhão, no passasdo 11 de fevereiro, partiu de um convite da Universidade Sénior ao Europe Direct Algarve contando com a colaboração da CCDR e da Junta de Freguesia de Olhão.
Segundo adianta nota da CCDR Algarve, foi convidado Jorge Queiróz, atual Diretor do Museu Municipal de Tavira, para falar sobre este tema que é 4ª prioridade em 6 da nova Comissão Europeia. Na sua intervenção aflorou cada um dos 5 domínios de intervenção que a Comissão Europeia refere, respondendo de seguida às questões dos cerca de 40 interessados presentes, portugueses mas também italianos e gregos.
A Agenda Europeia da Segurança visa permitir à UE responder de forma mais forte, melhor coordenada e abrangente, ao terrorismo e à cibercriminalidade.
Colaborar sobre questões penais num clima de confiança mútua para lutar contra o tráfico de seres humanos, o contrabando e a corrupção permite criar um espaço europeu de justiça através da articulação dos diferentes sistemas jurídicos nacionais da UE, facilitando a vida dos cidadãos e das empresas.
Proteger o Estado de Direito e os direitos fundamentais concluindo o processo de adesão da UE à Convenção Europeia dos Direitos do Homem e assegurando que todas as propostas da Comissão respeitam a Carta Europeia dos Direitos Humanos é outra das bandeiras da nova Comissão Europeia, além de dar aos consumidores os meios necessários para se defenderem, proporcionando-lhes maior segurança no tocante a bens, serviços e alimentos; melhorar a informação dos consumidores; melhorar o cumprimento da legislação em matéria de defesa do consumidor e adaptar o direito dos consumidores à era digital.
Ao longo de 2020 o Europe Direct Algarve irá organizar outros Diálogos sobre cada uma das 6 prioridades, com o objetivo de ouvir os cidadãos.