A noite foi de festa, apesar do muito sofrimento nacional e além fronteiras onde Portugal está no coração dos adeptos.
Portugal é campeão europeu de futebol; um feito único e merecido, é a frase de ordem de todos quantos vestem as cores da bandeira nacional.
Para além da alegria da vitória e de, no final “se fazer justiça” em campo, Portugal faturou oito milhões com esta conquista.
Só o jogo da final, com a França, rendeu oito milhões de euros à equipa das quinas. É o maior prémio de sempre conseguido pela Seleção Nacional num Europeu.
Portugal é Campeão da Europa e ergue pela primeira vez esta “suada” taça.
A vitória da Seleção Nacional de futebol no Campeonato da Europa rendeu 25,5 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol, o maior prémio de sempre conseguido pela equipa das quinas.
Portugal recebeu, tal como todas as outras participantes, oito milhões de euros pela presença na fase final.
A UEFA atribuiu um milhão de euros por vitória na fase de grupos, mas, como se sabe, a Seleção Nacional empatou todos os jogos: recebeu por isso 1,5 milhões de euros, pois o empate valia 500 mil euros.
A qualificação para os oitavos rendeu 1,5 milhões, os quartos 2,5 e as meias-finais quatro milhões de euros. Só o jogo da final, com a França, rendeu oito milhões de euros aos vencedores (a seleção que fica em segundo recebe cinco milhões).