Cultura

Evento promovido pelo Museu de Portimão é finalista aos Prémios de Património Ibérico

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
O evento de recriação “Um Dia na Pré-História”, promovido anualmente em maio pelo Museu de Portimão, é candidato aos Prémios de Património Ibérico, na categoria de “Melhor Projeto de Mediação”, informou o Município de Portimão.

PUB

A iniciativa, que tem como cenário habitual os Monumentos Megalíticos de Alcalar, será um dos destaques da participação do equipamento cultural portimonense nesta edição da AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural, não se esgotando na nomeação.

Ainda que todas as atenções estejam centradas no anúncio dos vencedores, no primeiro dia do evento, o Museu de Portimão estará presente com um stand na área expositiva da Bienal, que decorre em Sintra, nos dias 4 e 5 de dezembro, sob o tema “Centros Históricos”.

Recorde-se que os Prémios de Património Ibérico visam distinguir as iniciativas consideradas boas práticas do setor, enaltecendo entidades e profissionais de ambos os países que se destaquem pela excecionalidade dos projetos executados nos últimos dois anos (2024 e 2025). Foi neste contexto que o evento de recriação em Alcalar chegou a finalista nesta categoria, tendo sido um dos três selecionados.

A esta edição da AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural é promovida pela Spira, em conjunto com o Município de Sintra e a Fundação Cultursintra, no âmbito das celebrações dos 30 anos da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. Toda a informação sobre esta Bienal está disponível para consulta em: https://bienalarpa.spira.pt/