Desporto

Eventos desportivos de alta competição reabrem Algarve ao turismo internacional

Foto|D.R (Paulo Maria)
Foto|D.R (Paulo Maria)  
A realização de grandes eventos desportivos no Algarve em abril e maio marcam o reinício da atividade turística na região após um intervalo forçado pela pandemia de COVID-19.

 
Para o Turismo do Algarve, as etapas do Grande Prémio de MotoGP e do Grande Prémio da Fórmula 1, o Portugal Masters em golfe, a Volta ao Algarve em bicicleta e cinco competições internacionais de Vela assumem especial relevância no atual contexto por reforçarem a mensagem de que é seguro visitar o destino e que a região está preparada para receber turistas de diferentes origens.
 
O presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, afirma: «a realização deste naipe de grandes eventos internacionais, em tão curto espaço de tempo, é uma excelente notícia para o país e para a região, que permite comunicarmos ao mundo que o Algarve é um destino turístico seguro e pronto a receber os turistas. Com o programa de desconfinamento e o plano de vacinação em marcha, acreditamos que este verão possa vir a marcar definitivamente o início da recuperação do setor».
 
Segundo a RTA o turismo desportivo está inscrito na matriz do Plano Estratégico do Turismo do Algarve, "considerando que é uma área que beneficia a economia da região, possibilitando, por um lado, o desenvolvimento da oferta turística no destino e, por outro, integra modalidades cujo calendário é mais prolongado ao longo do ano". 
 
«Este regresso a alguma normalidade poderá ditar o início da retoma e gerar um impacto de comunicação e económico significativos para a região. Não obstante serem oportunidades únicas, mantemos um calendário de iniciativas mais vasto, de forma a continuarmos, nos próximos meses, a gerar motivações de visita ao Algarve, sempre em segurança», acrescenta João Fernandes.
 
Calendário de eventos:
 
Formula 1 Heineken Grande Prémio de Portugal
Data: 30 de abril a 02 de maio de 2021
Local: Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão
 
MotoGP Grande Prémio de Portugal
Data: 16 a 18 de abril de 2021
Local: Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão
 
Portugal Masters
Data: 29 de abril a 02 de maio de 2021
Local: Dom Pedro Victoria Golf Course, em Vilamoura
 
Volta ao Algarve
Data: 05 a 09 de maio de 2021
Local: Algarve
 
Eventos de Vela
Campeonato da Europa de Finn (10 a 16 de abril)
Warm Up Regatta 470 (11 a 14 de abril)
Prova de Qualificação Olímpica Laser (17 a 24 de abril)
Campeonato da Europa da Classe 470 (30 de abril a 07 de maio)
Campeonato da Europa de Raceboard (03 a 07 de julho)
Local: Vilamoura