Sociedade

Eventos em Portimão passam a ter desfibrilhadores e técnicos formados em Suporte Básico de Vida

Foi apresentado, por ocasião da inauguração da edição 2016 do Festival da Sardinha de Portimão, o programa pioneiro de desfibrilhação automática externa que assegura que todos os eventos em Portimão possuam uma capacidade de resposta imediata e devidamente instalada.

PUB
 
O Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino e o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, acompanhados pela Presidente da Câmara, Isilda Gomes, tomaram conhecimento do projeto pioneiro da Proteção Civil Municipal e Bombeiros de Portimão e assistiram a um exercício prático da sua utilização por 1 técnico da autarquia que se encontra a acompanhar o evento em permanência.
 
Esta medida representa um investimento de 8 mil euros, suportados pelo Município de Portimão, estando atualmente os Bombeiros de Portimão acreditados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) enquanto entidade formadora e licenciados com um programa próprio de desfibrilhação automática externa.
 
Para a concretização deste objetivo, e por forma a assegurar a presença de um mínimo de 2 operadores de desfibrilhação automática externa nos eventos com maior afluência, foram formados 18 técnicos das áreas do desporto e cultura da Câmara Municipal de Portimão, habilitados a utilizar estes equipamentos que salvam vidas. Também a área desportiva da Praia da Rocha dispõe atualmente de um equipamento que é operado pelos técnicos responsáveis pelo equipamento desportivo ao longo da época balnear.
 
A par desta formação diferenciada, no último ano todos os trabalhadores da autarquia portimonense participaram em ações de formação promovida pela Proteção Civil e Bombeiros de Portimão sobre Suporte Básico de Vida, aos quais foi entregue uma Pocket Mask (máscara de bolso) individual, que lhes permite realizar as respetivas manobras iniciais em segurança.