Sociedade

Executivo de Lagoa entregou casas a cinco famílias e prepara novos investimentos

 
O Município de Lagoa entregou casas a cinco famílias carenciadas do concelho. A assinatura dos contratos de arrendamento apoiado teve lugar no edifício principal da Câmara de Lagoa neste mês de fevereiro.

 
O executivo presidido por Luís Encarnação deslocou-se, ao Bairro municipal de Porches onde foram atribuídas três casas, e ao Bairro Jacinto Correia no sitio do Poço Partido em Carvoeiro onde se localizam as outras duas, para verificar as condições de habitabilidade e de adaptação das famílias alojadas, assinala nota do Município.
 
O autarca afirmou que «enquanto houver um lagoense sem habitação digna, a missão da Câmara não estará concluída». Sublinhou ainda que o direito à habitação para além de garantir uma função social importante, está diretamente ligado ao desenvolvimento económico do concelho e da região, «já que a oferta de mão de obra às empresas depende da oferta de habitação a custos compatíveis com os rendimentos das pessoas».
 
A escolha das famílias que acabam de receber casa foi ditada por um concurso público onde os critérios mais pontuados foram as condições de habitabilidade dos candidatos à data da candidatura, cruzadas com o nível de rendimentos.  
 
Estes concursos inscrevem-se no conjunto de políticas municipais de promoção da habitação que têm vindo a ser desenvolvidas desde 2016, nomeadamente com a publicação do regulamento para a atribuição de habitações sociais, e com a atribuição de sete fogos em 2017. O Município de Lagoa admite a possibilidade de abrir um novo concurso publico logo que fiquem disponíveis e reabilitadas outras habitações sob sua tutela.
 
Luís Encarnação afirmou que «para mitigar o problema da falta de habitação em Lagoa o município sente-se desafiado a procurar soluções. Entre estas está a aquisição de terrenos na freguesia de Porches para colocar no mercado de arrendamento, que se encontra em fase de conclusão. Mas está também a intensificação de esforços para aumentar a oferta de habitação apoiada.»