Na sequência do Plano de Contingência Covid 19 de São Brás de Alportel, o vereador do PSD, Bruno Sousa e Costa apresentou no passado dia 21 de janeiro, a proposta apoio entregas ao domicílio que mereceu a aprovação de todo o executivo municipal.
Em comunicado, o partido faz saber que, também os comerciantes e empresários da restauração do concelho, «manifestaram publicamente o seu apoio a esta medida», revelando «o período agudizante que estão a passar face à pandemia que vivemos», em que estes setores tiveram de fechar portas pelas restrições impostas pelo Governo.
No mesmo documento, o PSD acrescenta que, neste contexto de dificuldades que estes setores atravessam «importa encontrar soluções de apoio local para amenizar este difícil período».
Nesse sentido, Bruno Sousa e Costa apresentou dois modelos de apoio às entregas ao domicílio: No caso dos estabelecimento de restauração e similares, apoiar o serviço de transporte ao domicílio, mediante recurso aos agentes de distribuição locais como taxistas e/ou transferistas, que atualmente também se ressentem da crise no turismo; outros projetos empreendedores locais ou plataformas de entrega online, que tenham “motor” de reserva e entrada de comida, fomentando um meio facilitador para que os munícipes possam usufruir das refeições dos restaurantes e similares, sem necessidade de sair de suas casas, prevenindo potenciais riscos de contágio, sem custos acrescidos de entrega e sem aumento de valores de ementa.
No caso do comércio local, prestar apoio para transporte ao domicílio, mediante recurso do serviço de transportes municipais, fomentando a venda online e a adaptação digital dos empreendedores locais, para que os munícipes possam fazer encomendas de forma segura e receber os seus produtos locais em sua casa.
Refere o mesmo comunicado que, o Município de São Brás de Alportel assumirá durante um período máximo de três meses, no semestre de 2021, «o custo das comissões e taxas associadas ao serviço». O PSD acrescenta ainda que, «espera que a proposta seja implementada de forma célere por forma a que a mesma constitua uma mais valia para quem neste momento, se vê de portas fechadas e com dificuldades em honrar os seus compromissos».