A iniciativa “São Braz d’Alportel 1914 – Uma viagem no tempo” decorre nos dias 30 e 31 de maio no Centro Histórico da vila.
São Brás de Alportel vai assinalar os 100 anos de elevação a concelho, a implantação da República e um século de progresso com uma recriação histórica que só é possível graças ao envolvimento e participação de toda a comunidade que "abraçou" a iniciativa.
Serão 150 figurantes trajados a rigor, mais de 240 participantes em animação e performances, duas dezenas de espaços abertos ao público, para permitir aos visitantes conhecer melhor as histórias das gentes e dos edifícios do Centro Histórico, 12 espaços de restauração e bebidas, um espaço de animação infantil com jogos tradicionais da época, três palcos por onde vão passar muitos artistas e músicos e muitas mais surpresas que vão envolver os visitantes numa atmosfera típica de 1914.
A recriação histórica realiza-se nos dias 30 e 31 de maio, entre as 18h00 e as 02h00, e é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, coordenada pela Comissão das Comemorações do Centenário do Município, com o apoio técnico do Museu do Trajo de São Brás de Alportel e a colaboração das associações, entidades, empresas e comunidade local.
A entrada é livre e todos os visitantes são convidados a entrar nesta “viagem no tempo”, pelo que a autarquia, lança o desafio para se trajar a rigor e fazer parte desta recriação histórica.