O Presidente da Câmara Municipal de Faro está a levar a efeito um conjunto de visitas às principais obras a decorrer no espaço público do concelho.
A câmara adianta em nota emitida hoje, que a visita desa semana, centrou-se em três intervenções a decorrer na cidade: a requalificação do Largo do Pé da Cruz, a reabilitação do Celeiro de São Francisco e a requalificação da Alameda João de Deus.
O arranque da obra de requalificação do Largo do Pé da Cruz, foi adjudicada pelo valor total de 337.980 euros e com ela a autarquia pretende reformular este largo histórico da cidade, "tornando-o mais aprazível para os transeuntes e visitantes e, bem assim, aprimorar as áreas circundantes às zonas residenciais, aos restaurantes e demais comércio", refere a autarquia.
O projeto prevê a repavimentação de toda a área à “cota 0”, privilegiando a mobilidade sem as barreiras arquitetónicas que atualmente vigoram. Prevê-se que a circulação de trânsito automóvel fique limitada à Rua da Trindade e Rua Brites de Almeida, com escoamento pela Rua do Pé da Cruz.
Para além disto, a câmara diz apostar em novos mobiliários urbanos, iluminação de tipo led, zonas de sombreamento, arborização e um conjunto de outras melhorias "que trarão mais qualidade estética e conforto de circulação a este largo emblemático".
Bem perto dali, o autarca visitou também a obra de requalificação de outro espaço emblemático: o celeiro de São Francisco, que há décadas se encontrava em estado de grande degradação. Trata-se de um edifício do século XVIII, classificado como Imóvel de Interesse Público, que agora conhece uma nova vida, após a obra, no montante de 51.715 euros. Na sequência desta intervenção, serão ainda realizadas obras de reparação do logradouro, num valor aproximado de 30 mil euros. O futuro do imóvel, cedido em 2019 ao município e parte integrante do roteiro cultural da cidade, passará pela sua utilização como espaço de apoio à cultura e património histórico do concelho, regista a ediidade.
Também a correr desde dezembro, está a empreitada de requalificação da Alameda João de Deus, pelo montante de 736.431 euros. A câmara diz que pretende, "dar uma nova vida a um dos mais icónicos jardins públicos do nosso País e que clamava por uma requalificação há dezenas de anos".
A obra prevê melhorar o pavimento e os percursos de circulação pedonal, a rearborização e replantação espécies em mau estado ou perdidas, melhoria da iluminação, novas casas de banho e áreas de serviço públicas e, ainda, novo mobiliário urbano.
Serão também recriados e reapetrechados o parque infantil e o parque geriátrico e remodelado o atual ringue de patinagem, que passará a ter um modelo multifuncional.