Economia

Executivo Municipal de Albufeira visitou obras no concelho avaliadas em 15 milhões de euros

Técnicos e executivo municipal, fizeram um périplo por diversas obras no concelho, com vista a um balanço de alguns dos trabalhos efetuados.

PUB
 
Nota do Município refere que a visita iniciou-se em Vale Pedras, onde, contíguo ao atual cemitério, está a ser construído o crematório regional do Algarve, "uma antiga exigência da população" com conclusão prevista para o próximo mês de janeiro, representando um investimento de cerca de 600 mil euros.
 
De seguida, as atenções recaíram no pavilhão desportivo da Escola Básica e Secundária de Albufeira, cujo piso ainda em madeira, foi recentemente substituído por um piso mais apropriado à prática do desporto. Seguiram-se os campos sintéticos da Palmeira, cujo piso, com mais de 12 anos, foi substituído por um outro, sintético, na continuidade do que já tinha sido feito nos campos sintéticos do FC Ferreiras, num investimento de cerca de 150 mil euros. 
 
Neste âmbito, houve tempo também para o Pavilhão Francisco Neves, situado na zona antiga da cidade e sede do Imortal DC. Este equipamento que tinha cobertura de amianto, beneficiou de um novo telhado e pinturas exteriores, que lhe deram uma nova aparência, num investimento que rondou os 100 mil euros.
 
A comitiva seguiu depois para a Praia do Peneco, onde estão a ser recuperadas as escadas de acesso ao passeio marginal, o qual será também reclassificado, num investimento de cerca de 70 mil euros.
 
O edifício do antigo Tribunal, frente à Igreja Matriz está a ser reclassificado em Centro de Artes e Ofícios, no valor de 850 mil euros, o qual deverá abrir ao público em 2020. Ainda no plano cultural, a comitiva visitou as recentes obras que decorreram no Conservatório de Albufeira, no valor de 100 mil euros e, por consequência, as pinturas exteriores da Torre do Relógio, ex-líbris de Albufeira onde se situa o conservatório de música. Muito perto, fica o Cais Herculano, espaço de convívio de pescadores e onde durante muitos anos constituiu a lota de peixe. Executivo e técnicos verificaram o estado das obras do telheiro e pilares, cuja requalificação, no valor de cerca de 80 mil euros, pretende manter a identidade histórica daquele espaço.
 
Outras intervenções preencheram o roteiro desta visita, como as obras de saneamento e espaço rodoviário na continuidade da Rua do Município, próximo do Hotel Paraíso. Obras estruturais de separação de águas fluviais e residuais, bem como de requalificação do piso viário. A visita que se seguiu foi às obras de requalificação da estrada entre a Rotunda da Balaia e a Ponte Barão, no valor de 876 mil euros, que deverão estar concluídas muito em breve. De igual modo, decorre na Estrada do Toy70 obras de saneamento, por cerca de 236 mil euros.
 
Fora do perímetro urbano, foram verificadas as obras efetuadas no Mercado da Guia, no valor de cerca de 200 mil euros, bem como na Estrada das Assumadas, por cerca de 280 mil euros, na freguesia de Ferreiras.
 
Daqui, a comitiva seguiu para o Campo de Tiro de Paderne, cuja sede foi alvo de remodelações pelo valor 150 mil euros, e em seguida foi feita uma visita aos trabalhos de contenção de um edifício centenário, na zona envolvente da Igreja de Nossa Senhora da Esperança. Pelo meio, a comitiva teve a oportunidade de visitar as obras de saneamento na zona “Paderne-norte”, que vão atingir um valor de quase 6 milhões de euros.
 
Conforme realça a autarquia, "estas são apenas algumas das obras atualmente em curso um pouco por todo o concelho, representando um investimento global de mais de 15 milhões de euros".
 
«Todas estas obras são, na maioria, estruturantes e de elevada importância para o desenvolvimento de Albufeira. Estamos empenhados em recuperar espaços, memórias e identidades e esperamos que os albufeirenses vejam nestes investimentos uma aposta clara no desenvolvimento desta terra», referiu José Carlos Rolo, presidente do Município.
 
O autarca adiantou ainda que haverá mais visitas nestes moldes a outras obras em curso, ao longo do ano de 2020.