Sociedade

Exercício “100Tremer” avaliou eficácia de procedimentos de catástrofe em São Brás de Alportel

No passado dia 30 de Janeiro, a Comissão Municipal de Proteção Civil de São Brás de Alportel realizou um exercício de Proteção Civil no formato TTX (“table top exercise”), denominado “100Tremer”, cujo título pretendeu aludir às comemorações do Centenário do Município, que estão a ser vividas, até 1 de junho de 2015.

PUB
 
Este tipo de exercício, dado ser um exercício de decisão, não implicou a mobilização de recursos, meios ou equipamentos. 
 
Vários cenários foram transmitidos de forma escrita, com a finalidade de avaliar a eficácia de determinados procedimentos, definidos no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de São Brás de Alportel.
 
O exercício enquadra-se justamente nos exercícios de teste ao referido Plano, de acordo com o previsto na Resolução da Comissão Nacional de Proteção Civil (CNPC) nº 25/2008, de 18 de julho.
 
O exercício “100Tremer” foi um exercício fictício, em sala, planeado e conduzido com a finalidade de testar a resposta a uma situação de ocorrência de sismo com magnitude de 6,7 na escala de Richter, permitindo aperfeiçoar a condução das ações a tomar em caso de diversas ocorrências no âmbito da Proteção Civil, de acordo com as competências e recursos das entidades participantes, as quais a Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC).
 
A preparação do exercício, a cargo do Serviço Municipal de Proteção Civil, contou com o apoio do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, CDOS, estando presente na fase da sua condução o segundo comandante distrital, Abel Gomes.
 
Durante a realização do exercício estiveram igualmente presentes o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro e a vice-Presidente Marlene Guerreiro, como representantes máximos da proteção civil municipal. 
 
No exercício participaram também diversos técnicos da Câmara Municipal, não apenas do Serviço Municipal de Proteção Civil, mas igualmente da Divisão Técnica Municipal e dos Serviços Municipais, a Comandante Operacional Municipal, o segundo Comandante dos Bombeiros Voluntários de São Brás, o representante do GIPS, Grupo de Intervenção em Proteção e Socorro da GNR, o representante do posto territorial da GNR, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, o Presidente da Junta de Freguesia e a Delegada de Saúde.