Sociedade

Exército português patrulha floresta são-brasense

 
O Exército Português está a realizar ações de patrulhamento/vigilância e prevenção de fogos rurais na zona serrana de São Brás de Alportel que decorrem durante todo o período crítico.

 
Este é já o sexto ano em que o concelho de São Brás de Alportel conta com as patrulhas do exército que decorrem no âmbito do protocolo de cooperação existente entre o município e o Exército português, e integram a Estratégia Municipal de Prevenção de Incêndios Rurais de São Brás se Alportel, complementando um conjunto de ações que estão no terreno, como sejam o pré posicionamento dos Bombeiro e o investimento ao nível de criação de faixas de gestão de combustível em mais de 200 hectares e a manutenção e limpeza de caminhos florestais, num total de investimento que este ano alcança os 200.000 euros, salienta nota do Município.
 
Com este protocolo, pretende-se essencialmente um patrulhamento de visibilidade e de vigia relacionado com os fogos no sentido de acautelar ou de alertar para alguns comportamentos menos adequados e de prevenção para incêndios que possam deflagrar na serra de São Brás.
 
A autarquia recorda que dois terços do concelho são constituídos pela Serra do Caldeirão.
 
“Esta parceria com o exército reveste-se de grande importância, para a vigilância das zonas mais isoladas e o aumento da segurança, temos igualmente uma parceria com os Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, que em situação de risco moderado ou elevado de incêndio, deslocam para a zona da serra uma equipa, que possibilita a vigilância e uma maior rapidez de atuação”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel. 
 
“Temos feito um grande investimento na execução da faixa de gestão de combustível, limpeza de bermas e em redor dos núcleos urbanos, assim como na manutenção de caminhos na zona de Serra e do Barrocal. A prevenção é o melhor investimento, e esta é uma obrigação de todos nós”, acrescentou.