Economia

Experiência do Orçamento Participativo de Lagoa representada em Espanha

 
A Câmara Municipal de Lagoa esteve presente entre 3 e 4 de outubro, em Conil de la Frontera (Cádiz), onde apresentou a sua experiência de Orçamento Participativo no seminário “Democracia Local e Orçamentos Participativos” – Encontro da Eurorregião Alentejo, Algarve e Andaluzia.

 
O encontro foi dinamizado pela Associação CoGlobal, de Espanha, e a Associação In Loco, em Portugal, no âmbito de um projeto de cooperação transfronteiriça sobre Orçamentos Participativos, ao abrigo da criação da Eurorregião Andaluzia-Algarve-Alentejo, conforme adianta a autarquia em nota de imprensa. 
 
Os participantes apreciaram a experiência do Orçamento Participativo de Lagoa, no dia 4 de manhã, intitulada “Taller 1 – Presupuestos Participativos Municipales”, onde fizeram parte ainda duas propostas de Andaluzia.
 
Lagoa apresentou a sua experiência onde atualmente já comparticipou projetos como uma parede de escalada, ou como o projeto de mobilidade sustentável (bicicletas) localizado em Ferragudo, Carvoeiro e Senhora da Rocha (Porches), bem como as viaturas de apoio à população. 
 
Foi notado entre os participantes o caráter deliberativo do orçamento participativo de Lagoa, que dotado de 300.000€ /ano, apresenta um fator substancial de diferença da experiência espanhola focada, visto que possui as suas sessões participativas presenciais e junto dos cidadãos, em detrimento da progressão digital que são outras formas de orçamento participativo que têm vindo a ser implementadas, explica a edilidade.
 
A importância da entrega das obras vencedoras em tempo útil, foi referida como um fator diferenciador. Lagoa com uma execução do número de propostas de 77% até 2018, suplanta a execução das experiências em análise, bem como ao nível do país.