Sociedade

Exposição «A Arte que é – II de Pedro Portugal» para apreciar no Museu Municipal de Tavira

 
O Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria acolhe, entre 24 de julho e 30 de dezembro, a exposição "A Arte que é – II de Pedro Portugal", estando a mesma aberta ao público a partir de dia 27.

 
Em comunicado, a Câmara de Tavira revela que se trata de uma mostra que integra pinturas de grandes dimensões criadas, entre 1996 e 2002, assim como uma multiplicidade de experiências: filmes, desenhos, animações, performances e objetos realizados a partir de 2013.
 
A exposição, com curadoria de Pedro Portugal, inclui obras do artista dispersas por várias coleções, nomeadamente, Fundação Altice Portugal, Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest, Fundação Carmona e Costa, Fundação de Serralves, Galeria de Arte António Prates e Museu de Arte Contemporânea de Elvas – Coleção António Cachola.
 
Associado à exposição será publicado o livro "A Arte que é – II", coeditado pelo CHAIA - Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora e pelo Município de Tavira, onde estarão documentadas todas as realizações artísticas de Portugal e textos publicados em jornais e revistas, nos últimos dez anos.
 
Pedro Portugal, nasceu em 1963, é especialista em informação visual, pintor, escultor, ensaísta, consultor e pedagogo. Cofundador dos movimentos artísticos: Homeostética (1983), Ases da Paleta (1989), Etno-Estética (1993), Explicadismo (2007), Pandemos (2013), Zuturismo (2017), Arthomem (2018) e KWØ (2020). Tem grande destreza na pintura a óleo de grandes dimensões com temas heróicos e mestria na aguarela, lápis de cor, instalações e performances de larga escala. Está representado nas principais coleções públicas e privadas em Portugal, na coleção pessoal da rainha Sonja da Noruega e coleção do Vaticano. Vive, nas montanhas da Serra da Estrela, com a mulher e o filho, explica o mesmo comunicado.
 
Face à atual situação pandémica, o acesso ao Museu Municipal de Tavira encontra-se condicionado à lotação máxima, nas salas, de acordo com as normas emanadas pela Direção Geral de Saúde, sendo obrigatório o uso de máscara.