Sociedade

Exposição “A Voice to a Voice” apresentada na Biblioteca Municipal de Tavira

 
O Gabinete de Comunicação da autarquia de Tavira anuncia a inauguração da exposição “A Voice to a Voice” agendada para o próximo dia 1 de fevereiro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, que poderá ser visitada até dia 29 do mesmo mês.

 
A mesma fonte faz saber que, o Programa Internacional de Partilha de Gravuras (Internacional Print Exchange Programme - IPEP) escolheu a artista Isabel Macieira para organizar a exposição, em Portugal, a qual inclui 40 gravuras de vários artistas, nomeadamente, da própria. Os trabalhos são de pequena dimensão e têm como tema “a voice to a voice” que propõe a ideia de diálogo e conexão entre diferentes indivíduos.
 
A mesma entidade recorda ainda que, o IPEP é uma iniciativa sem fins lucrativos, através do qual "os impressores compartilham o seu trabalho em todo o mundo. Os participantes exibem, individualmente, o portfólio compilado na sua área geográfica, juntamente com as gravuras dos restantes artistas que integram este programa. Esta forma de expor tem como objetivo impulsionar o trabalho em rede, assim como criar a consciência sobre a gravura como forma de arte comum".
 
Esta ação ocorre, desde 2013, em 36 países e conta com a participação de 160 autores, os quais contribuíram para a exibição de mais de 65 exposições, frisou.
 
A autarquia anota ainda que, Isabel Madeira nasceu em Lisboa, em 1957, tendo passado a viver para Tavira, em 1985.
 
Foi professora de Educação Visual e Desenho, no 3.º ciclo e ensino secundário, entre 1982 e 2014.
 
Desenvolve, desde 1990, uma carreira como artista plástica com participação em várias exposições coletivas e individuais em Portugal e no estrangeiro.
 
Em 2009, fundou, em Tavira, a Casa 5 – Associação de Artes Plásticas e Visuais, onde organiza e participa em diversos projetos de índole local e estabelece parcerias com outras entidades com vista ao desenvolvimento de projetos culturais conjuntos, como é o caso do projeto “Artalaia” e “Tavira Ilimitada”.
 
Paralelamente, estuda História de Arte Portuguesa, tendo concluído o grau de mestre, nesta área, em 2007, na Universidade do Algarve. É autora do livro “A Arte Sacra em Tavira, séculos XV a XX” editado, em 2004, pela Câmara Municipal de Tavira.