No âmbito dos Encontros Internacionais da Política e da Imagem de Lagoa – Política&Imagem 2020, que terão lugar entre os dias 15 e 18 de janeiro, irá realizar-se a abertura da exposição “Corações ao Alto” do fotógrafo Valter Vinagre, que procura documentar as confissões religiosas presentes em Lagoa.
A exposição estará patente no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Luz, com abertura ao público no 15 de janeiro, pelas 19h45.
Recorde-se que os Encontros Internacionais da Política e da Imagem de Lagoa, irão acontecer entre os dias 15 e 18 de janeiro em vários espaços de Lagoa.
Segundo explica o Município, o evento pretende criar um espaço e um momento de reflexão na relação entre a política e a imagem no séc.XXI.
Estes primeiros encontros resultam de uma residência artística, cujo convite foi endereçado a quatro fotógrafos portugueses de referência, que construíram um conjunto de projetos fotográficos que tiveram como objeto de trabalho o município de Lagoa, e que serão o suporte artísticos destes primeiros Política&Imagem.
A autarquia recorda que, o fotógrafo Paulo Catrica, trabalhou sobre arquitetura e as formas de habitar, resultando este seu projeto na exposição Prospectus.
O fotógrafo Augusto Brázio, trabalhou sobre o turismo e a indústria turística e a sua exposição tem o título Os filhos do sol: a busca do idílico.
A fotógrafa Lara Jacinto, desenvolveu um projeto sobre trabalhadores migrantes, resultando este na exposição Paraíso.
O fotógrafo Valter Vinagre documentou as confissões religiosas presentes em Lagoa e o seu trabalho intitula-se Corações ao Alto.
Para esta edição foi também convidado o fotógrafo João Pina, “que vem mostrar um trabalho que tem em curso na Colômbia sobre refugiados venezuelanos”. Este projeto designa-se por ‘Caminantes’.
As primeiras três exposições estarão patentes no Centro Cultural Convento de São José, em Lagoa. A de Valter Vinagre poderá ser vista no Salão Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Luz, Igreja Matriz de Lagoa. E a exposição ‘Caminantes’ estará na Sala das Sessões dos antigos Paços do Concelho, adianta a mesma fonte.
Para as conferências dos Política&Imagem de 2020, foram convidados Alejandro Castellote, Curador Independente e criador da Photo España, o Filósofo Mário Santiago Carvalho e o Jornalista da Antena 1 José Manuel Rosendo.
As três mesas redondas agendadas serão sobre como documentar o mundo, o diálogo interconfessional e as migrações no séc. XXI. No dia 15 serão lançados os cadernos da Casa da Cidadania com os projetos fotográficos resultantes das residências artísticas e apresentada a medalha Cross-Border, da autoria do mestre-escultor e medalhista José Teixeira. No dia 16, quinta-feira, data comemorativa da criação do Concelho de Lagoa, haverá uma sessão comemorativa, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, “onde se fará a apresentação do desenvolvimento do projeto Casa da Cidadania”.
De quarta-feira, dia 15, a sexta-feira, dia 17, no Centro Cultural Convento de São José, em Lagoa, serão projetados uma seleção de filmes de Sérgio Tréfaut, entre os quais Raiva, o seu último, e premiado, filme, que serão apresentados pela Antropóloga Ana Machado.
A abertura, no dia 15, contará com a presença da Diretora-Regional da Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, e o encerramento com a Ministra da Cultura, Graça da Fonseca.