Sociedade

Exposição da EMARP assinala 70 anos de Serviços Municipalizados em Portimão

Foto|D.R
Foto|D.R  
Esta mostra pode ser visitada a partir de hoje, das 8h30 às 17h30, até ao dia 22 de outubro, na área de atendimento.

No ano em que assinala 20 anos de atividade e 70 anos de Serviços Municipalizados (1951–2021), a EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, apresenta a exposição intitulada “Água Portimonense – 70 Anos de Abastecimento público.
 
Segundo adianta a mesma entidade em nota enviada, esta exposição oferece aos visitantes a oportunidade de percorrer a história da água Portimonense, até aos nossos dias, "lembrando que a Vila Nova de Portimão era uma terra onde faltava água potável e que em tempos idos o seu abastecimento foi um grave problema, até 1901, altura em que entrou água no reservatório da Boavista, pela primeira vez".
 
Para além dos painéis informativos o núcleo expositivo contempla, como peça central, um motor a diesel, uma das peças que integrou o conjunto de maquinaria da Estação Elevatória da Figueira, que até aos anos 70 serviu a cidade.
 
A exposição foi produzida internamente, pelos diferentes setores da EMARP, e contou com o apoio do Museu de Portimão.
 
Refere ainda a mesma publicação que, Portimão foi um dos primeiros municípios portugueses a assumir um formato de gestão empresarial para os serviços municipalizados com a criação da EMARP - Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, EM, SA, em 2001.
 
Desde então a empresa tem vindo a acumular competências e atualmente atua na prestação de serviços públicos de abastecimento de água para consumo humano, de saneamento de águas residuais e de gestão de resíduos urbanos, na limpeza e higiene pública, na gestão e fiscalização da atividade publicitária, da ocupação de via pública e, recentemente, na gestão do sistema de estacionamento público urbano.