O Gabinete da Inserção Social da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira volta a associar-se à iniciativa "Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social", que remonta ao ano de 2010, para alertar para as problemáticas relacionadas com a pobreza e exclusão social, promovida pela Rede Europeia Anti-Pobreza.
Assim a ação decorrerá a nível nacional entre os dias 17 e 24 de outubro, com a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira a promover uma exposição fotográfica sobre tráfico de seres humanos e rastreios de saúde gratuitos. O programa de atividades gratuito, que decorrerá no concelho, será promovido em parceria com a APF Algarve (Associação para o Planeamento da Família), a Rede Regional do Algarve de Apoio e Proteção à Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, e o núcleo de Faro da Rede Europeia Anti-Pobreza.
De 17 a 24 de outubro, a exposição "Tráfico de Seres Humanos" estará em exibição no Espaço Em Con_tato, situado na Rua António Aleixo. As fotografias selecionadas para a exposição procuram sensibilizar os visitantes para esta problemática.
No mesmo período serão realizados rastreios de prevenção e deteção de HIV; Hepatite B; Hepatite C; e Sífilis. Uma equipa de profissionais de saúde realizará testes rápidos, anónimos, gratuitos e simultaneamente irá prestar aconselhamento, sendo o resultado entregue ao próprio em 30 minutos. Outros rastreios serão efetuados com o objetivo diagnosticar diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia (colesterol elevado), avança nota da Santa Casa.
Os rastreios decorrerão nos seguintes locais:17 .10| 10:30 – 13:00 / 14:00-17:00 | Espaço em Con_tato, 24. 10| 10:30 – 13:00 | Junta de freguesia da Guia, 24.10 | 14:00-17:00 | Junta de freguesia de Paderne.
Refira-se que o programa de comemoração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza conta com o apoio das Juntas de Freguesia do concelho de Albufeira.