Sociedade

Exposição itinerante “Universidade do Algarve – 40 anos a Criar Futuro” patente em Lagoa

A Vereadora Ana Martins do Município de Lagoa, e o Presidente da Assembleia Municipal, Águas da Cruz, inauguraram na passada quinta-feira, com a presença do reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, a exposição itinerante e interativa “Universidade do Algarve – 40 anos a Criar Futuro”.

PUB
 
Trata-se de uma exposição teve o seu início no dia 9 de maio, no Átrio Principal do Palácio de São Bento, em Lisboa, por ser a única universidade portuguesa criada por Lei da Assembleia da República. O Projeto de Lei mereceu aprovação unânime do Parlamento a 16 de janeiro de 1979, permitindo que, em 28 de março, fosse publicada a Lei n.º 11/79, que criou a Universidade do Algarve. Essa unanimidade assinalou de forma inédita a criação da Instituição, que nasceu, assim, da “vontade dos algarvios” conforme referiu o Reitor.
 
Ana Martins salientou que Lagoa tem também como referência o 16 de janeiro, como data da criação do concelho, mas de 1773, salientando que a autarquia tem vindo a reforçar a cooperação direta com a Instituição de ensino superior e de investigação científica, tratando-se de um parceiro estratégico na região, estando em curso em Lagoa o desenvolvimento de um conjunto de projetos, nomeadamente o Projeto Aprender+, planos de inovação pedagógica, apoio financeiro a bolsas de mérito daquela entidade, bem como de cursos de verão a estudantes do ensino secundário.
 
 
A exposição que conta com o Município de Lagoa como um dos patrocinadores, mosta e explica o que aconteceu ao longo dos 40 anos de existência da Universidade do Algarve, fazendo a simbiose entre o tradicional e o tecnológico. Pretende também retratar momentos importantes, desde a sua génese até à atualidade, dando a conhecer as linhas de investigação da UAlg, bem como o seu compromisso com os 17 objetivos definidos no contexto da Organização das Nações Unidas (ONU).
 
“Universidade do Algarve - 40 anos a Criar Futuro” estará patente até 24 de outubro na sala polivalente do Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, estando previstas visitas guiadas aos estudantes do ensino secundário do concelho, como incentivo ao prosseguimento de estudos por parte dos jovens.