Cultura

Exposição “Nuno Júdice e o Prazer das Imagens” encerra dia 25 no Museu de Portimão

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
A exposição “Nuno Júdice e o Prazer das Imagens” encerra no próximo dia 25 de janeiro, pelas 16h00, no Museu de Portimão, com um encontro que convida à conversa e à partilha com os curadores.

PUB

Para a autarquia portimonense, trata-se de um momento de celebração do percurso de uma das mais marcantes personalidades da poesia nacional e internacional, "profundamente ligado às artes plásticas, à poesia, ao cinema e à fotografia".

Aquela que é considerada uma viagem poética e artística através dos olhos, voz e escrita de Nuno Júdice, inaugurada no dia 20 de setembro, tem dado a conhecer parte de um espólio inédito do autor, natural da Mexilhoeira Grande, nos últimos quatro meses.

Totalizando 13.000 visitantes nacionais e estrangeiros até à data, a mostra patente no Museu de Portimão, conta com curadoria de José Gameiro, Manuela Júdice e Filipa Leal, onde os visitantes são convidados a viajar através da escrita, das artes plásticas, do cinema e da fotografia, muito marcadas pela sensibilidade de Nuno Júdice, mas também de outros grandes nomes da cultura. 

Isto porque os portugueses Graça Morais, Júlio Pomar, Jorge Martins, Rui Chafes, Manuel Amado, Duarte Belo, Manuela Pimentel, João Alexandrino e os franceses Bernard Cornu, Colette Deblé e Julie Ganzin são alguns dos artistas que enriquecem também esta exposição.

O poeta nascido algarvio, nascido em 1949, escreveu, pintou, desenhou e fotografou ao longo de toda a sua vida, deixando um grande espólio cultural. Nesta exposição, na sua terra natal, local que o autor visitava com frequência, foi tornada pública uma amostra deste conjunto, na qual consta a gravação da declamação do poema “A Inspiração do Poeta”, inspirado na pintura de Nicolas Poussin, proferida por si e cedida pelo Museu do Louvre. E será esta mesma voz que ecoará, igualmente, entre 15 e 25 de janeiro, no espaço “The Kitchen”, em Nova Iorque, a convite da “New York Review of Books”.

“Nuno Júdice e o Prazer das imagens”, uma exposição para “ler, ver e escutar” pode ainda ser visitada às terças-feiras, das 14h30 às 18h00, e de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.