Nota do Município louletano enviada ao Algarve Primeiro adianta que, “Rosa Cravo” nasceu de três ideias e de uma intenção de celebrar artesãos, inspirar designers, envolver novas gerações e contribuir para a valorização dos saberes ancestrais de um território. É um projeto enraizado em Nisa e no seu património cultural — material e imaterial — expresso nas artes tradicionais da Olaria Pedrada, dos Bordados de Aplicação em Feltro de Lã e dos Bordados a Linha.
Assente num trabalho de investigação e documentação histórica, o projeto procurou registar, preservar e promover o saber-fazer do artesanato nisense. Mas “Rosa Cravo” é também um projeto de Design de Produto, nas áreas da moda, acessórios e cerâmica, que deu origem a coleções contemporâneas desenvolvidas através de colaborações experimentais entre artesãos e designers, organizados em duplas criativas.
Ao longo de um ano e meio, Rosa Cravo materializou-se em diversas ações: residências artísticas em Nisa que promoveram o encontro entre criadores; a apresentação de coleções contemporâneas assinadas por cada dupla; a edição de três cadernos dedicados às artes tradicionais e ao processo de construção das coleções; culminando agora numa exposição que revela ao público a origem, os caminhos percorridos e os resultados deste percurso coletivo.
O documento descreve ainda que, a mostra apresentada no Loulé Criativo reúne três coleções inéditas, «resultado do diálogo entre artesãos de Nisa e designers convidados, estabelecendo pontes entre tradição e contemporaneidade, e reforçando a importância da preservação e reinvenção das artes tradicionais no contexto atual».
No âmbito da exposição, realiza-se o workshop “Rosa Cravo – Introdução à Olaria Pedrada de Nisa”, nos dias 14 e 15 de março, orientado por Cristiano Christillin, Ilda Marques e Kitty Oliveira. Com a duração total de 10 horas, com o objetivo de proporcionar uma experiência prática de modelação e introdução às técnicas de empedrar e do risco (desenho) características desta tradição.
A participação tem o custo de 80€ e o limite de 10 participantes.
As inscrições devem ser efetuadas através do email: [email protected]
A iniciativa conta com o apoio da DGARTES, da CCDR Alentejo e da Freguesia de Nisa.