Cultura

Exposição sobre alfarroba promove identidade do Algarve em Loulé

 
O Palácio Gama Lobo acolhe, entre 17 de janeiro e 14 de fevereiro, a exposição “Alfarroba: Memória(s) de uma Vida”, uma iniciativa que destaca a importância histórica, económica e cultural da alfarroba na construção da identidade do Algarve. A inauguração está marcada para o dia 16 de janeiro, pelas 18h00, e contará com uma visita guiada por Carlos Moura, da Industrial Farense, com a presença de outros parceiros envolvidos no projeto.

PUB

A exposição evidencia a relação entre a agricultura e a indústria, ilustrando a cadeia de valor que transforma a matéria-prima bruta num produto com impacto na economia regional e projeção internacional. 

Segundo a autarquia de Loulé, trata-se «de uma viagem que começa na terra e passa pelo produto e pela indústria que posicionou o Algarve no mercado mundial». 

Integrada no trabalho que a Câmara Municipal de Loulé tem vindo a desenvolver no âmbito da Agenda de Sustentabilidade – Floresta, Biodiversidade e Desenvolvimento Rural, a iniciativa conta com a colaboração de várias entidades e promotores locais. O objetivo é afirmar a alfarroba como um elemento identitário do território de Loulé, extensível a toda a região algarvia.

No âmbito da valorização deste recurso endógeno, estão previstas diversas atividades que visam a futura criação da Rota da Alfarroba, dinamizando o concelho desde a paisagem até à mesa. Agricultores, transformadores agroalimentares, restauração e turismo são chamados a participar, permitindo que residentes e visitantes reconheçam o território através de todos os sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato.

Uma dessas atividades realiza-se no dia 17 de janeiro, entre as 9h30 e as 13h00, com um passeio na envolvente da cidade de Loulé, dedicado à descoberta de aspetos ligados à cultura e transformação da alfarroba. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição até 15 de janeiro, através do email [email protected] ou do telefone 289 400 829.