Sociedade

Exposição “Somos todas as Cores” celebra 13º aniversário do Museu de Portimão

 
É já a 15 de maio que estreia a mostra “Somos todas as Cores”, de Hein Semke, ceramista e escultor alemão, que abre um ciclo de exposições temporárias do Museu de Portimão, e que assinala o 13º aniversário deste equipamento cultural.

As peças foram selecionadas de entre a coleção de 1672 obras originais de Hein Semke (1899-1995), resultantes da generosa doação de Teresa Balté ao Museu de Portimão.
 
Em nota de imprensa a autarquia de Portimão, explica que a exposição, integrante do programa da Semana da Interculturalidade e que acontece entre 21 e 29 de maio, tem como objetivo “sensibilizar os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural, através de um conjunto de trabalhos de pintura, desenho, monotipia, escultura e xilogravura de uma enorme diversidade cromática, realizados pelo artista em Portugal, entre 1963 e 1976.”
 
José Gameiro, foi o responsável por “curar” parte desta mostra, que se direciona em grande parte à forma “multifacetada, experimental, colorida e tratar o rosto, corpo e a figura feminina”. Esta temática dá, portanto, a conhecer a “criativa espontaneidade e capacidade de expressão, o humor, o prazer de experimentar e desafiar que acompanha toda a obra de Hein Semke”, destaca a mesma nota do município.
 
Disponível até 14 de novembro, a exposição “Somos todas as Cores”, pode ser visitada, às terças-feiras das 14h30 às 18h00; e de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00. Será possível assisti-la, também, online no site do Museu de Portimão.