Sociedade

Exposição "Universidade do Algarve – 40 Anos a criar futuro" termina périplo em São Brás de Alportel

 
A exposição "Universidade do Algarve – 40 Anos a criar futuro", que assinalou o 40º aniversário da instituição, termina o seu périplo em São Brás de Alportel.

 
Trata-se de uma exposição itinerante e interativa, que foi inaugurada no dia 9 de maio de 2019, na Assembleia da República, percorrendo vários municípios e espaços diversificados, como mercados, centros culturais, galerias, shoppings, escolas, bibliotecas, entre outros.
 
Inaugurada a 1 de junho, no Dia do Município, esta exposição ainda pode ser visitada na Galeria Municipal de São Brás de Alportel, até ao próximo dia 30 de junho.
 
Com o objetivo de dar a conhecer as suas várias linhas de investigação e a forma como estão comprometidas com os 17 Objetivos definidos no contexto da Organização das Nações Unidas (ONU), a UAlg selecionou para esta mostra 34 projetos de investigação, de diversas áreas, que facilmente se enquadravam nas metas estabelecidas pelos ODS. 
 
Na mostra, o visitante poderá aceder, entre outras informações, ao trabalho desenvolvido pela UAlg e o contributo dos vários projetos de investigação para alcançar um desenvolvimento global mais sustentável. Foram também retratados momentos importantes, desde a sua génese, explicando-se o que aconteceu ao longo desses 40 anos.
 
A exposição que contou com o apoio de vários Municípios do Algarve: Albufeira, Aljezur, Alcoutim, Lagoa, Lagos, Loulé, Faro, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo, teve o Alto Patrocínio da Assembleia da República, local escolhido para a sua inauguração, pelo facto de ter sido a única universidade portuguesa criada por este Órgão Legislativo. 
 
Recorde-se que o Projeto de Lei deu entrada em 19 de abril de 1977 e mereceu aprovação unânime do Parlamento a 16 de janeiro de 1979, permitindo que, em 28 de março, fosse publicada a Lei n.º 11/79, que criou a Universidade do Algarve.