Sociedade

Exposição comemorativa do centenário do Farol de Alfanzina vai estar patente em Lagoa

A exposição comemorativa do centenário do Farol de Alfanzina (1920 – 2020), intitulada "Farol de Alfanzina – Um Século a Alumiar a Costa", estará patente na sala de exposições temporárias "Manuel Gamboa", no Centro Cultural Convento de S. José, em Lagoa, entre os dias 07 de setembro e 05 de dezembro, de terça-feira a sábado das 09h30 às 12h30 e/ou 14h00 às 17h30.

PUB
A efeméride do centenário do farol de Alfanzina, que se assinalou em 2020, foi alvo de um programa comemorativo do Município de Lagoa e da Associação Sócio-Profissional dos Faroleiros. As comemorações, adiadas devido à pandemia, estenderam-se aos anos seguintes, tendo resultado num conjunto de ações de animação e mediação cultural.
 
A exposição, que decorre desse programa, traça um périplo pelos 100 anos do farol de Alfanzina, evidenciando a importância funcional e histórica dos faróis e da profissão de faroleiro. Exibe um importante espólio, desde a documentação que narra a "vida centenária" do farol aos engenhos e utensílios usados na atividade originários do próprio farol, de acervos pessoais e institucionais e do Núcleo Museológico da Direção de Faróis.
 
A inauguração acontece no dia 07 de setembro, pelas 18h30.