Sociedade

Exposição de "Jogos Tradicionais” em Loulé

Exposição pode ser visitada entre 30 de janeiro e 25 de abril, no edifício do antigo Atlético em Loulé.

PUB
 
No ano em que Loulé é Cidade Europeia do Desporto, a Câmara Municipal de Loulé apresenta “Jogos tradicionais, memórias lúdicas", exposição que pode ser visitada entre 30 de janeiro e 25 de abril, no edifício do antigo Atlético em Loulé.
 
Comissariada por Constança Lago Brás, a exposição apresenta uma mostra de jogos tradicionais da sua coleção particular, recolhida ao longo de mais de 20 anos, essencialmente no Algarve e em Goa. 
 
Esta mostra de jogos pretende sublinhar a importância de transmitir a herança cultural e, segundo a autora, “dar aos mais velhos o poder de mestres depositários do saber, relembrando as memórias lúdicas que, se não forem registadas, poderão levar a perda da nossa identidade”. 
 
Para Constança Lago Brás, etnóloga e doutorada em Ciências Sociais e Humanas, esta exposição é também uma espécie de homenagem a todas as crianças desfavorecidas, de muitas partes do mundo que, como a própria presenciou, “não têm tempo para brincar porque começam a trabalhar desde muito novas”. Esta mostra de jogos pretende, ainda, apelar para os direitos das crianças: “nunca é demais chamar a atenção para a relevância de brincar, jogar, na idade própria”.
 
A exposição inaugura esta sexta-feira, 30 de janeiro, às 18h00, e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30, e aos sábados, das 9h30 às 16h00. A entrada é livre.
 
De referir que decorrerão visitas orientadas à exposição asseguradas pela Comissária Constança Lago Brás e pelos Serviços Educativos do Museu de Loulé.