Uma exposição que permite conhecer a evolução da administração régia da região e a consequente formação dos concelhos que integram o distrito de Faro, que começou na segunda metade do século XIII, e foi concluído no período republicano.
No âmbito do tema do ano 2016 “A Nossa Gente a Nossa Identidade” e fazendo parte do calendário de eventos programados, a Câmara Municipal de Lagoa, numa parceria com a – Rede de Arquivos do Algarve – apresenta a exposição “A Identidade do Algarve: forais, alvarás e cartas régias”, que estará patente de 16 de janeiro a 26 de fevereiro, no Convento de S. José, em Lagoa.
As estratégias políticas para a organização administrativa da região ou porque razão foram criados os concelhos que atualmente constituem o distrito de Faro, são algumas questões que podem ser esclarecidas, nesta exposição, que tem por missão a valorização dos arquivos como sistemas de informação essenciais às organizações, ou promover a preservação, gestão e divulgação do património arquivístico algarvio.