Economia

Exposição itinerante sobre projeto do Geoparque Algarvensis percorre concelhos de Loulé, Silves e Albufeira

Numa ação conjunta entre os Municípios de Loulé, Silves e Albufeira, abre ao público, no próximo dia 5 de fevereiro, pelas 12h00, no Posto de Turismo de Salir, a exposição "Vamos ser Geoparque Algarviensis: o que é isso? Um território aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO".

PUB
 
Conforme explica a autarquia de Silves, esta exposição itinerante, que estará patente ao público até ao dia 3 de fevereiro em Salir, e posteriormente passará pelos concelhos de Silves (possivelmente em março e ficando visitável na Casa-Museu João de Deus, em S. B. de Messines) e de Albufeira (em fevereiro), procura explicar como este projeto de desenvolvimento integrado do território, que parte do património geológico, "visa dar novas vidas a estes espaços, tornando-os destinos apetecíveis para investir, viver e visitar de modo sustentado e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas".
 
Recorde-se que este projeto, resulta de uma sinergia desenvolvida pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira com vista a apresentarem em conjunto com a Universidade do Algarve, uma candidatura à UNESCO para a classificação de Geoparque Mundial. O achado paleontológico Metoposaurus algarvensis no concelho de Loulé, inspira assim este projeto intermunicipal.
 
Um dos seus objetivos é dinamizar o território para contrariar a desertificação do interior da região.