Curiosidades

Expressar gratidão pode alterar o funcionamento do cérebro

 
É inegável que a gratidão é uma forma muito positiva de encarar a vida, que melhora a relação entre as pessoas e o estado de saúde em geral, mas há mais para saber sobre este sentimento.

 
Uma equipa de investigadores da Universidade de Indiana nos Estados Unidos, conseguiu provar que, quanto mais se treina a gratidão, mais ela se torna uma realidade nas nossas vidas, sem esquecer o quão é agradável sermos gratos com alguém que nos faz bem. Os especialistas referem-se à capacidade de ser grato com pequenas coisas.
 
Os mesmos especialistas afirmam mesmo que, esse treino é capaz de modificar o funcionamento do cérebro, o que abre uma nova esperança para o aumento da qualidade de vida e do bem-estar
 
As conclusões do estudo levado a cabo por esta equipa, foram publicadas no jornal científico NeuroImageatesta e demonstraram que, depois de poucos meses a exercitar a gratidão por meio da escrita, o cérebro passa a sentir-se ainda mais condicionado a ser grato. E isso traz benefícios.
 
Para a experiência, foram chamados 43 voluntários que estavam em terapia para tratar a depressão e problemas relacionados com a ansiedade. Todos foram recrutados para uma terapia em grupo semanal, porém apenas vinte e dois deles foram chamados para a "sessão de gratidão", por assim dizer: nos três primeiros encontros, os participantes passaram vinte minutos a escrever cartas em que revelavam gratidão pelo destinatário (e poderiam escolher se enviariam ou não a carta). O outro grupo não participou nesse exercício.
 
Ao fim de três meses, todos passaram por um exame cerebral, que ocorria simultaneamente a outro exercício: eram exibidas fotos de pessoas que, em tese, teriam feito grandes doações de dinheiro à pesquisa. Os participantes precisavam de agradecer-lhes por esse investimento, enquanto os seus cérebros eram examinados.
 
O teste foi claro: quem escreveu as cartas, três meses antes, demonstrou mais atividade cerebral nas áreas relacionadas ao sentimento de gratidão.
 
É de ressaltar que essas áreas responderam de forma singular a ações como ser capaz de se colocar no lugar do outro ou demonstrar empatia. As mesmas não se revelaram da mesma forma no cérebro, o que permitiu aos especialistas afirmarem que a gratidão é um sentimento único e, o mais empolgante é que o efeito de "exercitar a gratidão" é realmente duradouro: seja duas semanas ou três meses depois da experiência, é como se a massa cinzenta se "lembrasse" do comportamento carinhoso e passasse a agir mais dessa forma.
 
A investigação compara esse treino a como exercitar um músculo: quanto mais se pratica a gratidão, mais propenso estará a senti-la espontaneamente no futuro.
 
Ao mesmo tempo, a gratidão é uma importante aliada do tratamento da depressão, na medida em que, permite o encontro de bons sentimentos, de valorização das pequenas coisas e uma maior capacidade de reconhecer o bem que os outros são capazes de produzir.
 
Esta pesquisa abre portas para novas formas de pensar, de sentir e de agir que, ainda prometem gerar mais trabalhos, ainda assim, é um importante ponto de partida e um bom motivo para sermos mais gratos, pois são muitos os benefícios na nossa saúde e qualidade de vida. A gratidão é um treino, aprende-se, pelo que vale a pena estar disponível para essa área de vida.
 
Fátima Fernandes