Economia

Fábrica do Empreendedor de Lagoa já existe para «investir no empreendedorismo, no emprego e nas pessoas»

Fotos .- CM Lagoa
Fotos .- CM Lagoa  
 
A Fábrica do Empreendedor de Lagoa (FEL), oficialmente inaugurada a 29 de abril, funciona no Secretariado do Parque de Feiras e Exposições FATACIL como um espaço de promoção da empregabilidade, de capacitação e desenvolvimento de projetos de empreendedorismo e de apoio a empresas e instituições locais.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de vários empresários do concelho e de outros projetos de promoção do emprego e empreendedorismo do Município que contam com o apoio financeiro de fundos europeus.
 
Segundo adianta a autarquia em comunicado, «a FEL destina-se sobretudo a desempregados e trabalhadores precários do concelho que, de forma inteiramente gratuita, têm apoio na procura ativa de emprego, acesso a formação em várias áreas e ajuda para desenvolver competências empreendedoras e criar pequenos negócios e/ou dinamizar projetos de intervenção comunitária e animação territorial». 
 
Para o presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, “o que se pretende com a Fel e a StartLab é encontrar soluções inovadoras e com impacto social, criar emprego e trabalhar em rede com as comunidades, o tecido empresarial e as organizações sociais. Hoje, mais do que nunca, temos que investir no empreendedorismo, no emprego e nas pessoas.” 
 
As empresas e instituições locais também podem beneficiar de diversos serviços, como apoio aos processos de recrutamento e seleção de recursos humanos, processos de formação e suporte ao desenvolvimento de candidaturas a medidas de apoio à contratação.
 
Desta parceria entre o Município e a SEA – Agência de Empreendedores Sociais resulta, também, a StartLab, uma incubadora de negócios locais para apoiar microiniciativas empreendedoras que contribuam para o desenvolvimento de atividades económicas, combater o desemprego e promover a inclusão e inovação sociais, lê-se na mesma nota.
 
A FEL é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lagoa em parceria com a SEA – Agência de Empreendedores Sociais - cofinanciada pelo Cresc Algarve 2020, Portugal 2020 e FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que trabalha em articulação com a Divisão de Desenvolvimento Económico da autarquia, particularmente com o Balcão do Empreendedor.