Sociedade

Facebook invadido por esquema de notícias falsas

O Facebook está a ser invadido por uma nova onda de esquemas fraudulentos.

PUB
 
A fraude começa com a partilha de notícias sobre acontecimentos como atentados terroristas e em pouco tempo, os infratores acedem aos dados pessoais do utilizador.
 
Para o esquema, é criada uma página falsa sobre determinados acontecimentos, com vista a tentar recolher dados dos internautas que podem depois ser utilizados de alguma forma por desconhecidos.
 
As notícias sobre o assunto multiplicam-se e também as partilhas dessas publicações o que facilita a ação dos malfeitores.
 
Uma boa parte da informação relativa a atentados terroristas é falsa, mas leva a que muitos utilizadores as partilhem e as multipliquem amplamente.
 
É para esta nova onda de esquemas fraudulentos que a empresa de analítica ESET avisa os internautas, dando como um exemplo uma tentativa falhada deste tipo de esquema que teve lugar recentemente na República Checa. A tentativa foi ineficaz por a publicação usada não ter associada uma fotografia condizente com o país em questão, algo que todavia não significa que o mesmo método não possa vir a ser utilizado em outros casos.
 
“Os utilizadores do Facebook costumam divulgar histórias sem as ler”, explicou em comunicado um dos investigadores de segurança da ESET, Lukas Stefanko. “Este tipo de esquemas são pensados para serem emocionalmente cativantes e têm sucesso devido ao nosso lamentável comportamento”.
 
Estar atento é sempre a melhor opção e, ter o cuidado de ler os conteúdos antes de os partilhar na rede é a base para a segurança de todos, já que, através de uma falsa notícia, muitos utilizadores podem ver os seus dados colhidos e mal aplicados.