Sociedade

“Fados com Piano” em Tavira

No âmbito do programa “Música nas Igrejas” decorre, no dia 10 de maio, pelas 18h00, na Igreja de São Francisco, um momento de “Fados com Piano”, por Luís Conceição e Sara Gonçalves, o qual substitui o concerto previsto, inicialmente, Senhora do Monte.

PUB
 
O programa integra os seguintes temas:
 
- Amor sou tua
- Estranha forma de vida
- Foi Deus
- Rosa Branca
- Casa da Mariquinhas
- Casa Portuguesa
- Oh gente da minha terra
 
Luís Conceição
 
Luís Conceição nasceu em 1974. Iniciou os estudos musicais com cinco anos, no Conservatório Regional do Algarve, tendo concluído o Curso Geral de Piano. Licenciou-se em Ciências Musicais, na Universidade Nova de Lisboa, e, em Piano, na Universidade de Évora. 
 
Trabalhou como pianista acompanhador, professor de piano e de história da música em diversos conservatórios nacionais.
 
Enquanto pianista e compositor apresentou-se em inúmeras salas nacionais e internacionais, a solo e em formações de câmara e orquestras.
 
Como compositor tem já 200 obras, desde 1993, gravadas em cd’s de edição de autor. A sua linguagem é, essencialmente, de fusão, apresentando afinidades com a música étnica, erudita e jazz. Leciona, atualmente, na Academia de Música de Tavira.
 
Sara Gonçalves
 
Natural da Fuseta, a jovem algarvia é uma das vozes mais expressivas da nova geração de fado. Com apenas 22 anos, Sara Gonçalves traz na alma a paixão e autenticidade das palavras. Ao longo do seu percurso tem alcançado diversos prémios, entre os quais destaca-se a vitória no concurso televisivo da SIC “Bravo, Bravíssimo”, tendo representado Portugal na final em Itália. Venceu, entre 1300 participantes, o concurso de Filipe La Féria “Nasci para o Fado”.
 
O projeto “Música nas Igrejas” trata-se de uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Tavira, das Pousadas de Portugal, da Rádio Gilão e visa dinamizar o património edificado, bem como promover o gosto pela música. Os concertos ocorrem todos os sábados e destinam-se ao público em geral.