Faleceu na madrugada de domingo com 74 anos, José Guerreiro Cavaco, figura marcante do futebol algarvio, presidente da Associação de Futebol do Algarve entre 1999 e 2002 e dirigente da Federação Portuguesa de Futebol durante nove anos.
O funeral realiza-se esta terça-feira, às 10h00, em Salir.
Nascido a 19 de Março de 1939, em Salir, no concelho de Loulé, José António Guerreiro Cavaco ostenta um vasto e relevante percurso desportivo, juntando a isso um importante papel social e político, tendo também, nestas tarefas, olhando sempre com particular atenção para o desporto e, em particular, para o futebol.
Iniciou o seu percurso desportivo no Faro e Benfica, como praticante de futebol, e aí foi dirigente pela primeira vez; seguiu-se o exercício de funções directivas no futebol juvenil do Sport Lisboa e Benfica, antes de rumar a Angola.
Eleito Presidente da Associação de Futebol de Huambo, assumiu depois a liderança da Direcção do Benfica de Huambo, dando nova vida ao clube, que viria, sob o seu comando, a sagrar-se campeão de Angola.
José Guerreiro Cavaco foi ainda seleccionador daquele antigo território ultramarino.
No regresso ao Algarve, chefiou o departamento de futebol profissional do Farense e presidiu à Direcção do clube da sua terra natal, o Salir, sendo depois Presidente da Assembleia Geral da mesma colectividade, função que também exerceu, em diferentes períodos, no Louletano, no Quarteirense e no Farense.
Neste último emblema foi também membro do Conselho Geral.
Presidente da Direcção da Associação de Futebol do Algarve entre 1999 e 2002, José Guerreiro Cavaco foi, depois de concluído o mandato, convidado por Gilberto Madaíl para fazer parte da Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, desempenhando funções directivas na FPF durante nove anos, até às últimas eleições.
Numa das suas últimas missões ao serviço da Federação Portuguesa de Futebol, foi um dos dirigentes que integrou a comitiva presente no Campeonato do Mundo de Sub-20, na Colômbia, prova em que a Selecção Nacional daquele escalão alcançou o segundo lugar.
O sucesso dessa participação levou a que fosse condecorado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, como Comendador da Ordem do Infante D.Henrique, a 6 de Setembro de 2011.
A 12 de Maio de 2012, e por proposta da Associação de Futebol do Algarve, foi distinguido pela Federação Portuguesa de Futebol com o título de Sócio de Mérito.
A AF Algarve, reconhecendo o seu relevante percurso e o muito que deu ao futebol da nossa região, atribuiu-lhe o título de Sócio Honorário, a 15 de Junho do ano em curso, na Festa do Futebol, em Vilamoura.
No exercício de funções políticas, foi membro da Assembleia de Freguesia de Salir (de 1976 a 1979), membro da Assembleia Municipal de Loulé (de 1982 a 1985), Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loulé (de 1982 a 1985) e Presidente da Câmara Municipal de Loulé (de 1985 a 1989. Foi ainda Governador Civil do Distrito de Faro, entre Agosto e Novembro de 1995.