Decorre de 24 a 27 de Agosto a 6ª edição do FARCUME: Festival Internacional de Curtas-Metragens de Faro, na Escola de Hotelaria e Turismo, no Largo de São Francisco.
Este festival, da responsabilidade da FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, recebeu ao todo 1817 curtas-metragens, tendo a organização selecionado para exibição durante os quatro dias de festival perto de duas centenas de trabalhos, o que representa mais de 20 horas de cinema repartidas por cinco categorias: Animação, Documentário, Ficção, Videoclips e Cinema do Mundo.
Este ano há registo de um aumento significativo de curtas-metragens portuguesas a concorrer, representando um aumento de mais de 60% em relação a edições anteriores.
Para além de Portugal, o país mais representado, estão selecionados filmes de 47 países destacando-se para além de países europeus (como Espanha, Alemanha, Grécia, França, Itália, Rússia, Suécia) e de todo o continente americano, (como EUA, Canada, México, Colômbia e Brasil), terras bem distantes como o Irão, Iraque, India, Israel, Austrália, Vietname e Filipinas.
Paralelamente ao programa cinéfilo, no final de cada sessão, decorrerão convívios que irão proporcionar bons momentos de diversão entre público, actores e realizadores.
Segundo a organização, o objectivo do FARCUME passa por procurar, dentro de um ambiente informal e descontraído, premiar e reconhecer a dedicação o empenho a criatividade e o mérito dos realizadores, actores e equipas técnicas que sem terem os orçamentos da indústria cinematográfica de Hollywood executam grandes trabalhos mas que, nem sempre têm a divulgação desejada e merecida.
Os ingressos para os 4 dias de festival, têm um custo de oito euros e podem ser adquiridos na página electrónica do evento em:
http://www.farcume.com na plataforma Bilheteiraonline.pt nas estações dos CTT, na Worten, na Fnac e n´Os Artistas.
Os bilhetes diários serão adquiridos no recinto no próprio dia e terão um custo de três euros.
As sessões terão início às 21 horas.