Desporto

Farense defende que nesta fase de emergência se dê preponderância à "meritocracia"

 
Depois da Federação Portuguesa de Futebol, também a Associação de Futebol do Algarve determinou que estão concluídas todas as provas distritais, no âmbito do futebol e do futsal, abrangendo as categorias de Juniores, Juvenis, Iniciados e Infantis, uma vez que se tratam das categorias com competição formal. Além desta determinação foi também anunciado que serão concluídas todas as atividades de carácter lúdico de futebol e futsal, relativas às categorias etárias de Benjamins, Traquinas e Petizes.

 
Em comunicado o Sporting Clube Farense mostrou-se solidário com a decisão, tendo em conta o facto de se tratar de dimensões jovens, não séniores e não profissionais. No entanto, diz ser preciso que neste "momento difícil", haja "equidade, sentido de justiça e responsabilidade", quer nas decisões tomadas ao nível das camadas jovens, quer de todo o futebol sénior e profissional.
 
Apesar de apoiar a conclusão das competições jovens, o clube acha "imperioso" que sejam feitos todos os esforços para que nas competições de seniores sejam disputadas todas as jornadas em falta, estando a aguardar uma decisão por parte da AFA, relativamente à definição das subidas e descidas dos escalões jovens.
 
Se por algum motivo não for possível completar as jornadas em falta, o SC Farense apoia uma solução baseada na "meritocracia", visto terem sido concluídas mais de 70% das jornadas em disputa, "para além de que todas as possíveis formas de aferir quem é promovido, (seja por pontos, número de vezes em posição de promoção ao longo das 24 jornadas e ainda pontos a meio do campeonato)".