Desporto

Farense estreia-se a vencer 'fora de portas' na II Liga com triunfo em Mafra

Um golo conseguido perto do intervalo e outro no início da segunda parte garantiram hoje ao Farense um triunfo em Mafra (2-0) e o primeiro sucesso fora de portas na II Liga portuguesa de futebol.

PUB
Os algarvios tinham no Mafra, que somava seis pontos fruto de duas vitórias e uma derrota nas três primeiras jornadas, um adversário a ter em conta, mas o estatuto de invicto, com um triunfo e duas igualdades, reforçou a confiança do conjunto visitante.
 
Antevia-se um equilíbrio de potencial de parte a parte que acabou por se traduzir no próprio encontro, no qual mafrenses e algarvios dividiram entre si a iniciativa e o domínio da primeiro tempo.
 
À passagem da meia hora, Mafra e Farense encontravam-se até igualados no capítulo dos remates e só perto do intervalo, aos 44 minutos, o equilíbrio se desfez com um cabeceamento certeiro de Robson, que se antecipou a uma tentativa de Samu em afastar a bola a soco e colocou o conjunto algarvio em vantagem.
 
Se o Farense fechou o primeiro tempo com um golo, também abriu o segundo tempo da mesma forma, com um lançamento em velocidade para Marco Matias, que cruzou pela esquerda para desvio infeliz de João Goulart para a própria baliza com apenas um minuto jogado após o reinício.
 
Obrigado a reagir para reentrar na discussão pelo resultado, o Mafra dispôs de uma tripla oportunidade para marcar aos 57 minutos, momento em que o guardião visitante, Ricardo Velho, esteve em evidência com duas defesas, seguidas de uma recarga mafrense ao poste.
 
O Farense susteve bem o ímpeto dos locais, mantendo os índices competitivos elevados com as várias substituições operadas, e ainda voltou a marcar já em tempo de compensação, num desvio de Lucão ao segundo poste.
 
Os 'leões de Faro' garantiram o seu primeiro sucesso fora de portas na presente edição da II Liga, ascendendo ao terceiro posto, em igualdade pontual com o Leixões, ambos com oito pontos conquistados. Por seu turno, o Mafra, que ainda não havia sido derrotado nos seus 'domínios', caiu para o sexto lugar, partilhado com o Estrela da Amadora e o Tondela, todos somando seis pontos em quatro jornadas.
 
Lusa