O tempo instável é para continuar ao longo desta terça-feira em que o distrito de Faro está sob alerta laranja devido à previsão de agitação marítima forte.
De acordo com o IPMA, também o vento por vezes forte vai marcar o dia no Algarve, onde está prevista uma máxima de 19ºC.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou Faro sob alerta laranja, o segundo aviso mais grave numa escala de quatro que vai vigorar entre as 21:00 de hoje e as 12:00 de quarta-feira.
A região mais a sul de Portugal continental está, de resto, ainda sob aviso amarelo para a agitação marítima entre as 5:00 e as 21:00 de hoje - com a previsão de ondas com 2,5 a 3 metros - , para a previsão de vento forte com rajadas na ordem dos 70 km/hora e para aguaceiros por vezes fortes de granizo e acompanhados de trovoada.
Sob alerta amarelo vão estar também os distritos de Setúbal e Beja devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser de granizo, e acompanhados de trovoada. Este aviso é válido entre as 9:00 de quarta-feira e as 12:00 de quinta-feira.
Nas regiões a norte, a previsão é de céu geralmente muito nublado, com boas abertas a partir da manhã e possibilidade de ocorrência de aguaceiros, em especial durante a tarde, e no Minho e Douro Litoral.
Já para as regiões do centro e sul, o IPMA prevê céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros e possibilidade de ocorrência de trovoada.
Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura máxima.
As temperaturas vão rondar os oito graus celsius de mínima e os 25 de máxima.
Braga será a cidade mais quente de Portugal continental, sendo esperados 24 em Beja, 23 em Viana do Castelo, Porto, Coimbra e Leiria, 21 em Lisboa e 18 e 19 em Sagres e Faro, respetivamente.
De acordo com o IPMA, a partir de quarta-feira, apesar da instabilidade metereológica, as temperaturas vão estabilizar em todo o território do continente.