Ambiente

Faro alcança novamente o 1º lugar no galardão Ecofreguesias XXI

 
Teve lugar esta quinta-feira, em Miranda do Corvo, a cerimónia de entrega dos galardões Eco-Freguesias XXI, que visa divulgar e distinguir as freguesias com melhores práticas de sustentabilidade, não só ambiental, mas também socio-económico e cultural, implementadas nos últimos 2 anos.

O galardão atribuído pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), simbolizado pela Bandeira Verde, baseia-se em dez indicadores, que têm como objetivo evidenciar e incentivar um conjunto de ações que vão desde a educação ambiental, participação pública e apoio social, promoção do território ou da mobilidade sustentável, informação, comunicação e descentralização dos serviços ou proteção e promoção da biodiversidade, gestão dos espaços públicos e verdes, resíduos, água ou energia. Valoriza ainda uma visão de futuro, que contemple o desenvolvimento de projetos no sentido da sustentabilidade.
 
Nesta 4ª edição, participaram 221 freguesias de todo o território nacional. A União das Freguesias de Faro foi uma das candidatas e obteve mais uma vez o 1º lugar a nível nacional, no seu escalão e também o 1º lugar no global absoluto, melhorando inclusive o seu índice, passando de 96,72%, resultado obtido há dois anos, para 99,41% nesta edição, o que lhe conferiu mais uma vez a melhor pontuação de todas as freguesias concorrentes, informa a edilidade em comunicado.
 
Para Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, este resultado “é um orgulho para Faro e para os farenses e, a obtenção deste excelente resultado que é o corolário de um conjunto de medidas que têm sido implementadas ao longo dos últimos anos para valorizar a nossa freguesia e aumentar a sua qualidade de vida, prova que a política ambiental desenvolvida por esta autarquia para além de bem estruturada, está no caminho certo”.
 
O programa Ecofreguesias XXI é implementado por uma Comissão Nacional da qual fazem parte além da ABAE, elementos da Agência Portuguesa do Ambiente, Universidade de Coimbra, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa e Quercus.
 
O Eco-Freguesias XXI, enquadra-se em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, apresentando-se como uma estratégia para incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.