Numa colaboração entre a Câmara Municipal de Faro e a Associação Animais de Rua, está em marcha o primeiro projeto de esterilização, tratamento, estudo genético e comportamental de animais errantes no concelho de Faro.
As ações decorreram entre os dias 21 e 24 de Novembro para rastreio de toda a população animal localizada na Ilha de Faro – zona problemática no que diz respeito à existência de núcleos populacionais errantes, e que por isso será alvo da primeira campanha.
Nesta ação prévia, a Associação Animais de Rua mobilizou para o terreno oito técnicos especialistas que fotografaram e registaram 161 cães e gatos, criando as condições para que a campanha de esterilização e vacinação dos animais decorra naquela zona com maior organização e celeridade.
A autarquia informa que os trabalhos deverão decorrer nas duas últimas semanas de Fevereiro de 2014. A campanha também poderá incidir sobre os animais de rua com dono, também eles potencial foco de disseminação de parasitas, sem custos para o proprietário.
Inédito em Faro, este entendimento com a Animais de Rua faz parte de um projeto mais alargado, que conta com o apoio da organização internacional não-governamental Dog’s Trust.
O objectivo é alargar as áreas de actuação a todas as zonas do concelho.