siga-nos | seja fã
PUB
 

Faro anunciou projeto de 120 milhões no Dia do Município

Faro anunciou projeto de 120 milhões no Dia do Município
Imprimir Partilhar por email
07-09-2018 - 19:48
O executivo liderado por Rogério Bacalhau, anunciou esta manhã no âmbito das comemorações do Dia do Município, um projeto avaliado em 120 milhões de euros, que promete mudar a "face", da frente ribeirinha da cidade, desde o Teatro das Figuras até ao Cais Comercial.
 
Na Sessão Solene esteve presente Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar e o Secretário de Estado das Pescas José Apolinário, para além de muitos outros convidados. 
 
 
Rogério Bacalhau realçou a presença do NRP Sagres em Faro, como sinal de mudança que é preciso fazer em toda a frente de mar da cidade. 
 
O autarca agradeceu o "empenho" da Ministra do Mar, no processo de reconversão do Cais Comercial, e a homologação do protocolo que atribui à autarquia, capacidade para avançar para a requalificação de 5 km da frente ribeirinha.
 
Para tal foi hoje assinado esse protocolo, entre a autarquia e a Docapesca para a transferência de gestão do território junto à Doca da cidade, prevendo-se que o mesmo aconteça em breve, segundo o autarca, com a Infraestruturas de Portugal, numa ligação à questão da linha férrea que passa junto à frente ribeirinha. 
 
 
Rogério Bacalhau vincou que o futuro de Faro passa inevitavelmente pela requalificação da frente ribeirinha, o autarca disse que «Faro não pode renegar a sua vertente ribeirinha sob pena de perder o seu desenvolvimento ligado ao Mar».
 
Por fim o edil, pediu «empenho e contributo de todos, desde entidades públicas e privadas, para que Faro seja Capital Europeia da Cultura em 2027», realçando que esta foi mais uma ideia lançada por Joaquim Guerreiro, falecido no ano passado e que foi também hoje agraciado a título póstumo, com a Medalha de Mérito - Grau Ouro. 
 
Entretanto Luís Gomes, ex-Presidente da Autarquia de Vila Real de Stº António, consultor para o projeto da frente ribeirinha da cidade, falou dos 5 km que serão requalificados cerca de 137 hectares, numa zona «degradada, com deficiências no espaço público». 
 
O engenheiro avançou que Faro «precisa de ser a capital do turismo no Algarve, e para tal, o objetivo é criar uma marca e um atrativo».
 
Luís Gomes apresentou alguns projetos de requalificação de zonas degradadas noutras cidades mundiais, como Miami,Toronto ou Hamburgo, e que servem de inspiração para o que poderá ser realizado em Faro.
 
Ao todo são 120 milhões de euros de investimento, com a criação de mil postos de trabalho, dois planos de pormenor, nomeadamente a reconversão do Porto de Faro e a zona do Bom João, com a desativação do Bairro da Horta da Areia, e toda a área dos depósitos do Gás.
 
Estão previstos 4 projetos: no passeio ribeirinho, passeio marítimo, eixo central e porto comercial, um grande passadiço a sul do linha férrea, com docas de recreio, bares e restauração, com o objetivo «de aproximar a cidade à Ria», enfatizou Luís Gomes.
 
 
A Ministra do Mar, por seu lado, deu os parabéns a Luís Gomes pelo projeto apresentado para o futuro da cidade, lembrando os tempos em que era seu aluno na faculdade. 
 
A Governante mostrou total abertura para este tipo de projetos, defendendo que «é objetivo do Governo, dar atenção a projetos que promovam a sustentabilidade ambiental, já que não fazer nada ao espaço público não é valorizar o ambiente, mas sim a sua dinamização de forma sustentável».
 
O exemplo de Faro em que o Ministério do Mar, delega competências num espaço de sua jurisdição à autarquia, é para replicar noutros Municípios, assegurou Ana Paula Vitorino, aconselhando os responsáveis farenses a apostar na Náutica de Recreio e ligações de transporte a outras paragens por via marítima
 
Na Sessão Solene, foram divulgados alguns nomes de trabalhadores autárquicos reconhecidos pelo serviço prestado à autarquia, bem como os agraciados com a medalha de Mérito - Grau Ouro:(Carlos César Chantre (Vigário da Diocese do Algarve), Fernando Silva Grade (Artista Plástico), Futebol Clube de S. Luís (Clube), Grupo 77 de Faro do Agrupamento de Escoteiros de Portugal, Joaquim Guerreiro a título póstumo (mentor do Festival F e Alameda Beer Fest), Jorge Manuel Leitão (Advogado), Luís Ferrinho (empresário), Ramiro dos Santos (jornalista) São Pedro Futsal Clube de Faro, Tertúlia Farense, Vítor Lourenço (Presidente da Vivmar)e João Rodrigues (empresário/diretor desportivo).
 
Manuel Baptista, artista plástico e pintor foi este ano agraciado com a Medalha de Honra da Cidade de Faro - Grau Ouro.
 
 
   
 
 
 
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

CCDR/Algarve está a recolher ideias e contributos para o Programa Nacional de Investimentos 2030



-

Autarquia quer colocar "ouro branco" de Castro Marim à mesa de restaurantes nacionais e internacionais



-

Hotelaria:Desde o início do ano Algarve acumula proveitos na ordem dos 569 milhões de euros



-

Francisco Martins apela à classe política para aproximar Algarve de Lisboa



-

Câmara de Olhão lançou obra da Escola Nº5 mas já pensa na Paula Nogueira



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Previsão de chuva e até granizo para o Algarve

Previsão de chuva e até granizo para o Algarve

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
João Rodrigues entra a vencer nos Mundiais de Windsurf de Portimão

João Rodrigues entra a vencer nos Mundiais de Windsurf de Portimão

ver mais
 
Basquetebol:VI edição do Torneio Internacional Cidade de Lagoa, é já este fim-de-semana

Basquetebol:VI edição do Torneio Internacional Cidade de Lagoa, é já este fim-de-semana

ver mais
 
Alte recebe nova ambulância em dia de “Laboratório da Memória”

Alte recebe nova ambulância em dia de “Laboratório da Memória”

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio