Economia

Faro aproveita folga financeira de 2017 para alavancar investimentos em falta no concelho

 
O Executivo aprovou hoje, em Reunião de Câmara, uma proposta de revisão orçamental para acomodar 4.392.897,11 euros provenientes do saldo da gerência de 2017.

 
Com a incorporação destas verbas a autarquia vê folga financeira para realizar mais investimento. 
 
De acordo com comunicado enviado à imprensa, o destaque vai para o lançamento do concurso de construção de três novas salas para o ensino pré-escolar (EB1 de Bom João), no valor de 317 mil euros e o concurso para a reabilitação do parque de campismo da Praia de Faro, que marca a recuperação daquele espaço para usufruto público. 
 
Esta obra está pré-orçamentada em cerca de 450 mil euros.
 
Ainda para este ano, será realizada a empreitada de construção de novos gavetões no cemitério, (130 mil euros) e na habitação social vai continuar a apostar-se na recuperação das fachadas dos blocos residenciais (145 mil euros). 
 
Está igualmente prevista a elaboração de projetos como o realojamento das famílias de pescadores no Montenegro (especialidades) e os lotes da Rua Ludovico Menezes. 
 
Neste exercício um dos objetivos volta a ser a recuperação do espaço público, com a quarta edição do “Faro Requalifica”.
 
Assim e conforme revela a autarquia, o destaque vai mais vez para as freguesias, assumindo a requalificação da velha Estrada dos Gorjões a fatia mais avultada (186 mil euros) do investimento a alocar. 
 
Mas há outras intervenções menores que terão lugar este ano, "consolidando a recuperação da qualidade de circulação e fruição em todo o concelho".
 
Projetos como a requalificação da frente ribeirinha (Estação de comboios / Jardim Manuel Bivar), a edificação de um passeio marítimo e a ligação Parque Ribeirinho / Doca têm, neste exercício, o seu primeiro passo. 
 
A edilidade diz querer afirmar a cidade como “estação náutica” de referência.
 
O planeamento (acessibilidades e urbanismo) também assume, neste orçamento revisto, um papel importante, no sentido em que também este ano, arrancam os trabalhos preparatórios para a construção da 3ª circular, uma via de ligação a Norte, entre a Escola da Lejana e a Rotunda da saída para Olhão, que permitirá retirar do centro da cidade muito do atual trânsito, obra que se prevê concretizada em 3 fases. 
 
Também a rotunda nas Pontes de Marchil, verá o seu projeto.
 
Na reunião de hoje foi ainda aprovado um reforço dos apoios financeiros às juntas de freguesia, que assumem agora maiores responsabilidades no que respeita à manutenção de espaços verdes e caminhos, ao abrigo dos acordos de execução e inter-administrativos, que contarão com um reforço financeiro de cerca de 420 mil euros, a que se somam mais 84 mil de aumento das atuais dotações. 
 
Já os Bombeiros Sapadores vão receber uma viatura de combate a incêndios e equipamentos diversos, num valor total de cerca de 210 mil euros.
 
Nos apoios ao associativismo, mantêm-se os valores praticados no último ano: 600 mil euros, sendo que, o apoio ao comércio tradicional, será efetuado em todo o concelho, não se circunscrevendo apenas à baixa.