Sociedade

Faro assinala Dia da Proteção Civil com exposição de meios e exercícios

 
O Dia da Proteção Civil, que se celebra anualmente a 1 de março, vai ser assinalado em Faro no dia 2 de março, com uma exposição estática de meios e recursos dos vários agentes de Proteção Civil.

 
Na mostra, que decorrerá no Jardim Manuel Bivar e Praça D. Francisco Gomes, entre as 10h00 e as 17h00, os visitantes poderão conhecer os equipamentos, meios e recursos que estão à disponibilidade da população, no que diz respeito à proteção e socorro, explica a Câmara de Faro.
 
A ação da autarquia visa sensibilizar para as questões da proteção civil, "em especial para a prevenção, autoproteção e para a importância da alteração de comportamentos por forma a evitar situações de perigo e de dificuldades de socorro", indica nota da edilidade.
 
Para tal, conta com o apoio e presenças da Autoridade Marítima, Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR), Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro, Corpo de Bombeiros Voluntários Cruz Lusa – Faro, Cruz Vermelha Portuguesa, Exército Português, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, Guias de Portugal, Corpo Nacional de Escutas, Escoteiros de Portugal e Curso de Técnico de Proteção Civil da Escola Secundária Pinheiro e Rosa.
 
O programa de comemorações conta também com uma demonstração dos binómios cinotécnicos (cães polícia) da PSP, no período da manhã e da GNR no período da tarde, bem como demonstrações de operações de desencarceramento pelos bombeiros, durante as quais os alunos das escolas do concelho terão a possibilidade de manusear ferramentas utilizadas nestas situações.
 
No local os visitantes poderão ainda efetuar rastreios de colesterol, glicémia e tensão arterial.