Sociedade

Faro: Associação investe mais de 3 milhões em lar residencial e centro de atividades ocupacionais

 
O Programa Operacional Regional do Algarve vai financiar a construção do lar residencial e centro de atividades ocupacionais da Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM), cuja primeira pedra é hoje lançada em Faro.

Segundo comunicado da CCDR – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a operação pretende contribuir para o reforço das respostas da região destinadas às pessoas com deficiência e incapacidade.
 
O edifício será composto pelo centro de atividades ocupacionais, lar residencial, zona administrativa e de serviços, encontrando-se na zona administrativa tudo o que é comum às duas respostas sociais, mais concretamente, a administração e os serviços de apoio. O equipamento terá uma zona de salas de atividades, de fisioterapia e ginásio, e uma outra de quartos e respetiva sala de convívio.
 
Nesta fase, o projeto terá capacidade para 32 utentes para o centro de atividades ocupacionais e 30 utentes para o lar residencial sendo que, a localização do edifício permitirá que, futuramente ocorra uma ampliação se for necessário, evidencia a mesma fonte.
 
A empreitada foi adjudicada por concurso público, no valor de 3.289.620,58 €, sendo financiada pelo Programa Operacional do Algarve em 60% do valor elegível, com verbas do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).