No dia Internacional dos Museus que se assinala a 18 de Maio, a autarquia de Faro apresenta um vasto programa dirigido ao público de várias idades e com muita música e cultura à mistura.
As comemorações têm início pelas 10 horas, com o espetáculo “As Musas habitam o Museu”, um recital de música e poesia a cargo de Afonso Dias e Tânia Silva.
Segundo a organização, “é uma oportunidade de ouvir belas melodias e encenações de figuras mitológicas que ainda hoje inspiram estes locais e que guardam os tesouros da nossa cultura”.
Esta primeira sessão destina-se a turmas do 1.º ciclo das escolas do concelho, repetindo-se às 15h00 para famílias.
No dia 19 de Maio, pelas 18 horas, será inaugurada a exposição “A Reserva da Família e as obras do Museu Municipal de Faro: Manuel Filipe (1908-2002)”.
“A mostra reúne pinturas deste artista natural de Condeixa-a-Nova pertencentes ao acervo do Museu Municipal de Faro e também à coleção da família, num registo artístico muito ligado ao neorrealismo”.
À noite, a partir das 21h30, “far-se-á silêncio para se cantar o fado. Apenas se ouvirá a voz de António Pinto Basto”.
Segundo nota da autarquia, “o consagrado músico que na década de 80 e 90 recebeu múltiplos prémios e interpretou temas de enorme sucesso como Rosa Branca, vai atuar pela primeira vez no Museu Municipal de Faro, sendo um dos pontos altos destas comemorações”.
A participação nas atividades é gratuita mas sujeita a um número limitado de inscrições, que deverão ser efetuadas através dos seguintes contactos: Telefone do Museu Municipal de Faro (289870827/9) ou correio eletrónico (
[email protected]).