Depois da estreia de "Morro como País", no passado mês de dezembro na Associação 289, em Faro, chega agora à cena a tragédia de "Antígona", com dramaturgia e encenação de Neusa Dias, a partir do texto clássico "Antígona" de Sófocles e das 'Antígonas' modernas de Bertolt Brecht, Jean Anouilh e António Pedro.
Segundo a Cenas de Teatro, com esta nova produção que se apresenta nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, na Antiga Fábrica da Cerveja, em Faro, "assiste-se ao derradeiro momento de vida de Antígona, antes de ser emparedada viva numa caverna, por ter desobedecido às ordens do rei (Creonte). Para ela é inconcebível negar cerimónias fúnebres a um dos seus irmãos, Polinices, considerado traidor e inimigo da cidade, enquanto a seu outro irmão, Etéocles, tido como propício à cidade, é concedida sepultura honrosa, depois dos dois irmãos perecerem às mãos um do outro. Por transgredir o édito de Creonte, Antígona morrerá".
Conforme completa, "nesta adaptação são apenas cinco as personagens que contam a história e, ao contrário do que sucedia na Grécia Antiga, todas são interpretadas por mulheres, sem qualquer transfiguração de género perante personagens masculinos. Esbatem-se, é certo, os conflitos entre homens e mulheres, entre novos e velhos presentes no texto original, mas, a tragédia maior de Antígona excede a omissão, continuando, 2500 anos depois da sua estreia, a comover-nos e a lembrar-nos que a existência humana e a constância das sociedades se medem perante o que escapa ao controlo por parte do Homem: a Morte".
No elenco participam as artistas Marta Gorgulho e Neusa Dias e dez estagiárias do Curso Profissional de Intérprete/Actor/Actriz da Escola Secundária Tomás Cabreira, em Faro: Alice Velez, Ana Ferreira, Ana Pereira, Catarina Correia, Iara Jesus, Lara Ramos, Lia Férin, Maria Carrajola, Maria Sousa e Sofia Santos.
Antes da estreia do espetáculo, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, às 18h00 e às 20h00, também na Antiga Fábrica da Cerveja, realizam-se sessões de leitura, cabendo ao público ler em voz alta o texto de Sófocles. Aqui os participantes são convidados a experimentar o chamado "trabalho de mesa" por que passam frequentes vezes os artistas de teatro na criação de um espetáculo. A leitura conta com a orientação da equipa artística e tem como objetivo divulgar de forma animada o texto e o seu autor, mas também ajudar o leitor/espetador a compreender a situação dramática proposta pelo texto teatral.
Cenas de Teatro é um projeto artístico independente concebido por Neusa Dias. É composto por 5 novos espetáculos, a que se associam 5 leituras teatrais. Acontece em Faro, de dezembro/2021 a julho/2022, em diferentes espaços culturais da cidade: Associação 289, Antiga Fábrica da Cerveja, CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve, Biblioteca Municipal de Faro, Club Farense.
Cenas de Teatro é um projeto financiado pelo Ministério da Cultura | DGARTES – Direção-Geral das Artes | Município de Faro e Direção Regional de Cultura do Algarve.