O conceituado Chef português, Leonel Pereira, recebeu recentemente no seu restaurante Checkin, em Faro, uma equipa de formadores da Escola de Tecnologias Navais da Marinha Portuguesa e juntos trabalharam no sentido de dar o pontapé de saída, em termos gastronómicos, da edição deste ano do Dia da Marinha, que se assinala na capital do Algarve.
Em conjunto, a equipa de militares da Marinha e a equipa de Leonel Pereira confecionaram uma refeição, desde a compra dos produtos frescos até à apresentação na mesa, numa partilha de conhecimentos e troca de experiências num ambiente de camaradagem.
Dos seus tempos de Marinha, Leonel guarda grandes recordações e refere que a passagem nos Fuzileiros foi determinante para a construção da sua carreira, assente em valores como a determinação, a resiliência, o espírito de entreajuda e a liderança.
À entrada do Checkin pode ler-se "Don´t copy...use your brain!" e é esse espírito que se vê em cada refeição confecionada pela equipa de Leonel Pereira.
Leonel Pereira nasceu em Pessegueiro, Freguesia de Martinlongo, no concelho de Alcoutim e cumpriu o serviço militar nos Fuzileiros entre 90/91.
Tem uma carreira de 30 anos, distinguida com as mais altas condecorações. Graduado pelas escolas (Lenötre, Alain Ducasse, Culinary Institut of América), foi Chef executivo em hotéis como o Sheraton, o Meridian, o Orient-Express, o Pestana, as Pousadas de Portugal.
Desde 2014 tem conciliado a cozinha com o "CCMAR" - Centro de Ciências do Mar - da Universidade do Algarve, onde tem participado em vários projetos como investigador. No Brasil (2001/2004) abriu todas as áreas de restauração dos hotéis do Grupo Pestana, onde chegou a ser distinguido pelo Guia 4 Rodas no seu Restaurante "Cais da Ribeira" com 1 Estrela e no mesmo ano recebeu o mais alto galardão naquele país "Chefe Revelação Brasil".
Já no Sheraton Lisboa & Spa (2007/2011) com o projeto do restaurante "Panorama" recebeu por 3 vezes o prémio de Chef e Restaurante do ano.
Desde março de 2013 abraçou o projeto do Restaurante São Gabriel, em Almancil, onde tem feito uma verdadeira revolução e revelação do que é para ele a evolução dos sabores locais.
Em 2014 é distinguido com a sua primeira Estrela Michelin. Já em 2015 é novamente distinguido com o prêmio de Chef do Ano e o São Gabriel com o Garfo de Platina (distinção máxima pelo mesmo guia).
Em 2016 volta a ser distinguido com 3 soles do famoso guia REPSOL. 2017/2018/2019 Garfo de Platina no guia BCBM e mantém a Estrela Michelin até 2020 data que decidiu encerrar o São Gabriel.
No início de 2020 abre o seu "Checkin-Faro by Leonel Pereira" e no final do mesmo ano é reconhecido com um "Bib Gourmand" pelo Guia Michelin.
Fonte: Marinha Portuguesa